PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES
DATA: 21/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DAS MULHERES-MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE À PARTICIPAÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Mães de pessoas com deficiência. Gênero. (In)visibilidade. Aprendizagens. Empoderamento.
PÁGINAS: 239
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta tese de doutorado, fundamentada nos Estudos Culturais, especificamente nas vertentes que se aproximam dos movimentos da pessoa com deficiencia e feministas, tem por objeto o empoderamento de maes de pessoas com deficiencia. O levantamento bibliografico sobre genero e empoderamento de maes de pessoas com deficiencia revelou a insuficiencia de pesquisas sobre o tema no Brasil e, consequentemente, a invisibilidade social desse grupo. A pesquisa empirica, desenvolvida com base na teoria fundamentada (grounded theory), objetivou analisar as contribuicoes do Projeto de Extensao Pro-Maes na vida das participantes – mulheres-maes de pessoas com deficiencia. O referido projeto, do qual participaram vinte maes, foi desenhado para fins de pesquisa desta tese e desenvolveu-se ao longo do ano de 2015. Consistiu em desenvolver um processo formativo, com o intuito de catalisar processos de empoderamento frente as adversidades vivenciadas nos diferentes contextos sociais por essas mulheres, propiciando a ressignificacao de suas experiencias e o exercicio do empoderamento tanto em beneficio proprio quanto de seus filhos/as. Uma pesquisa participante foi realizada a partir das seguintes questoes norteadoras: quais as contribuicoes do Projeto de Extensao Pro-Maes na vida das participantes? O que mudou em suas vidas com a participacao no projeto de extensao? Essas questoes se entrelacam aos eixos de analise emergentes dos dados coletados, conforme sugere a teoria fundamentada, quais sejam: relacoes de genero e cuidado, identidade materna e filho/a com deficiencia, aprendizagens e empoderamento. Os achados da investigacao indicam que: (a) os encontros sistematicos com as maes de pessoas com deficiencia sao fundamentais para que elas possam aprender novos conceitos e perspectivas, compartilhar experiencias comuns, sentir-se acolhidas no grupo, construir suas identidades individuais e coletivas; (b) evidencia-se a relacao entre o fortalecimento de sua identidade de mulher-mae e o empoderamento para solucionar questoes emergentes em seu dia a dia, assim como para atuar de forma organizada nos espacos publicos, a fim de promover e defender seus direitos como mulheres e maes e os direitos de seus filhos/as. O projeto foi relevante na medida em que evidenciou que as mulheres-maes podem transitar do isolamento a participacao social, sempre que lhes forem oferecidas oportunidades de acesso ao conhecimento. Finalmente, deixou claro que e sobremaneira importante que as mulheres-maes se apropriem dessas informacoes e passem a dissemina-las, o que podera beneficiar tambem outras mulheres-maes de pessoas com deficiencia. Por isso ha a necessidade de estudos sobre a tematica e a criacao e implementacao de programas que possibilitem a visibilidade e participacao desse grupo social. Nesse sentido, esta tese descreve e analisa a implementacao de um programa, sendo esta sua principal contribuicao.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEJANDRA MONTANÉ
Interno - 336936 - ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO
Externo à Instituição - CARMINHA OLIVE
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ROSITA EDLER CARVALHO