PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LARISSA MEIRA DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MEIRA DE VASCONCELOS
DATA: 05/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Homens em reclame! Educação e masculinidades em anúncios publicados durante o Estado Novo (1937-1945)
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidades. Pedagogia Cultural. Estado Novo. Revista Careta. História Cultural.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho objetiva compreender como os anuncios publicitarios atualizaram estereotipos masculinos presentes na educacao do periodo estadonovista (1937-1945). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, amparada na Historia Cultural, do tipo documental, que utiliza como fonte primaria a revista Careta, periodico de circulacao nacional, de carater popular e humoristico. Longe de serem compreendidos como meros inventarios de curiosidades, os anuncios sao concebidos como dispositivos educativos de transmissao das representacoes viris, ora retroalimentando o estereotipo do “verdadeiro homem”, ora perfazendo tensoes em torno do “novo homem moderno”. Para alcancar tal intento, enfatizam-se as reflexoes em torno dos estudos de genero, especialmente, voltados as masculinidades (KIMMEL, 1998; WEZER-LANG, 2001; CONNELL, 2003; NOLASCO, 1993), em interface com nocoes operatorias propugnadas por Pierre Bourdieu (1998; 2003; 2014). A manifestacao publicitaria - suas estrategias, tecnicas, potencialidades e limitacoes - foram compreendidas no interior do tecido historico pesquisado. Conclui-se que para alem da instrumentalizacao da propaganda politica ou da atuacao da censura oficial, o discurso publicitario, de ordem privada, projetava um modelo de masculinidade consonante aquele veiculado pelo Estado Novo, no qual a enfase no chefe de familia/trabalhador/provedor era incentivada com tempera de teor militar. No entanto, para a insoluvel contradicao entre os desejos de onipotencia e a realidade da impotencia masculina emerge, nos anuncios da epoca, toda sorte de elixires, preparados, revigorantes, reconstituintes e revitalizantes. Envasada em xaropes ou moldada em comprimidos, a virilidade impunha-se como norma ao “verdadeiro homem”, ressaltando o brio e valentia tao largamente utilizados em contextos autoritarios. Assim, a necessidade dos homens de se apresentarem como vigorosos e insaciaveis contribuiu para expandir um amplo mercado de “formulas cientificas” que prometiam medicalizar as “falhas” e restaurar a potencia masculina. Destacou-se, por fim, a alianca entre a industria publicitaria e o cinema hollywoodiano. Sob o signo do smartismo e da modernidade, os anuncios amplificaram a virilidade em versao soft, perfazendo novas formas de comportamento e significados em torno da vaidade masculina para ampliar o mercado consumidor
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Externo à Instituição - JOSÉ GLEDISON ROCHA PINHEIRO
Interno - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Externo ao Programa - 1283466 - PEDRO FRANCISCO GUEDES DO NASCIMENTO