PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ROSILENE SILVA SANTOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILENE SILVA SANTOS DA COSTA
DATA: 21/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Relações étnico-raciais na educação infantil: contribuições da teoria das representações sociais
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Relações Étnico-Raciais. Representações Sociais. Discriminação.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa partiu do pressuposto que e na Instituicao de Educacao Infantil, embora nao exclusivamente, que se concretiza a negacao das manifestacoes raciais da populacao negra do Brasil, impondo as criancas negras o silenciamento e a invisibilidade. As questoes levantadas foram: como se apresentam as representacoes sociais de professores, professoras, gestores, orientadora pedagogica com relacao as criancas negras que frequentam a pre-escola sobre o racismo e de que forma(s) elas se incorporam aos discursos e praticas educativas desses profissionais no contexto de uma Escola Municipal de Educacao Infantil e Ensino Fundamental Professora Antonia do Socorro Machado? Neste sentido, buscamos elucidar elementos simbolicos atinentes a acao educacional desenvolvida no contexto estudado, bem como relaciona-los com representacoes circulantes na sociedade. A partir desta primeira questao surgem as demais: como os professores, professoras, gestores, orientadora pedagogica tratam cotidianamente a questao do preconceito e do racismo na educacao infantil? Como se da a mediacao desses profissionais da instituicao na educacao infantil em discussao e/ou conflitos etnico raciais? Como o racismo se manifesta e e tratado na educacao infantil da Escola Municipal de Educacao Infantil e Ensino Fundamental Professora Antonia do Socorro Machado? Com base nessas questoes, o estudo teve como objetivo geral analisar as representacoes sociais de professores e professoras gestores, orientadora pedagogica de educacao infantil sobre o racismo e suas manifestacoes na escola e como se da o enfrentamento desta questao na Escola Municipal de Educacao Infantil e Ensino Fundamental Professora Antonia do Socorro Machado. Reafirmando a importancia de realizacao de estudos em espacos educacionais, a pesquisa se apresenta como uma dentre outras oportunidades de construcao teorico-metodologica que visa construir possibilidades com relacao ao combate a discriminacao racial em escolas. Nesse sentido a tese que ora apresentamos e que a pouca incidencia ou ate mesmo a ausencia de um programa educacional antirracista, colabora para que a acao dos professores e professoras, gestores, orientadora pedagogica que estao na base de atuacao na Educacao Infantil tenham dificuldades na conducao de praticas educativas de enfrentamento do racismo, ao tempo em que contribui para as manifestacoes preconceituosas e discriminatorias no espaco da educacional infantil. A pesquisa esta baseada nas formulacoes conceituais de raca e etnia, entendidas como construcoes sociais, politicas, culturais e historicas. Privilegiamos na analise as contribuicoes dos autores Munanga, Milton Santos, Rosemberg, Cavalleiro, Abramowwicz, Dias, Gomes, Goncalves e Silva, Hasenbalg, Pinto, Bardin, Richardson, Moscovici, Jodelet, Abric, entre outros. Na construcao dos dados foram utilizados: levantamento e analise dos documentos; foi realizada observacao com registro em diario de campo, entrevistas com diretores, professores e outros profissionais da pre-escola. Alem disso, sera feito uma analise de conteudo dos textos utilizados na escola. Os resultados revelaram a existencia de dificuldades dos profissionais da instituicao em relacao a conducao de um trabalho que de maior visibilidade as criancas negras e as trate com igualdade de direitos com que sao tratadas as criancas brancas e essa maneira de vivenciar o espaco educacional impede a superacao da discriminacao racial sofrida por muitas criancas negras. Tal discriminacao leva as mesmas a desenvolverem um sentimento de inferioridade, de incapacidade, que contribui diretamente para o atraso em seu desenvolvimento pleno. A formacao continua dos professores e demais profissionais, assim com maior conhecimento do entorno da instituicao podem contribuir para a diminuicao da discriminacao racial na pre-escola, que apesar de todo a avanco na legislacao brasileira ainda precisamos percorrer um longo caminho para que se tenha um sistema educacional mais justo e igualitario.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Externo ao Programa - 1117802 - ELIO CHAVES FLORES
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Externo à Instituição - RICARDO VIEIRA ALVES DE CASTRO
Externo à Instituição - TARCIA REGINA DA SILVA