PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CARMEM DOLORES ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEM DOLORES ALVES
DATA: 27/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
PALAVRAS-CHAVES: Política educacional. Relação público-privada. Diversidade étnico-racial.
PÁGINAS: 213
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Essa tese se insere nos estudos acerca das Politicas Publicas Educacionais e da Diversidade Etnico-Racial. Nosso objetivo consiste em analisar a Politica Educacional do Recife (2015 a 2018) e a Relacao Publico-Privada, atraves de Programas e Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educacao (SE) do Recife e incidencia dessa relacao sobre o Eixo Diversidade Etnico-Racial, parte integrante da Politica de Ensino. Convem destacar que o objeto investigado emerge em um contexto historico de avancos e retrocessos apontando dificuldades de institucionalizacao das politicas de promocao da igualdade racial, e uma educacao antirracista. Assim, esse objeto vive contraditoriamente um momento politico mundial de conflitos acerca do paradigma voltado a valorizacao da diversidade e reeducacao das relacoes etnico-raciais, favorecendo a assimetrias entre grupos com distincao raciais. Tomamos com aporte teorico os estudos das categorias neoliberalismo, gerencialismo e uma analise sobre o papel do poder publico e da iniciativa privada a partir do pensamento gramsciano, com destaque para os conceitos de hegemonia, intelectual organico e contradicao. Enquanto metodologia adotamos a abordagem qualitativa, tendo como campo empirico seis escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e oito sujeitos. Os instrumentos utilizados foram um questionario sondagem e entrevistas semi-estruturada; para analise dos dados utilizamos a perspectiva teorico-metodologica de Bardin (2009). A analise dos dados ressaltou, um fenomeno que favoreceu o esvaziamento do Eixo Diversidade Etnico-Racial em funcao do modelo gerencial hegemonico, ancorado no projeto neoliberal, que se configurou por intermedio de diversas questoes, dentre as quais destacamos: a modificacao gradativa das escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife em unidades administrativas, sublinhando em sua proposta pedagogica o qual o resultado quantitativo se sobrepoe ao qualitativo, desconsiderando a diversidade como prioridade; incidencia dos objetivos dos Projetos e Programas privados (que vao de encontro a Politica de Ensino e ao Eixo-Diversidade). A hegemonia desses Programas e Projetos privados corroborou negativamente para a materializacao e consolidacao do Eixo-Diversidade Etnico-Racial e a construcao de uma educacao antirracista
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo ao Programa - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Externo à Instituição - ELIO CHAVES FLORES
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR