PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIÉGE MATIAS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIÉGE MATIAS RODRIGUES
DATA: 19/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: PPGE/UFPB
TÍTULO: A BNCC PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPROMETIMENTOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Currículo. Formação de professores. Base Nacional Comum Curricular.
PÁGINAS: 107
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar o currículo proposto para a formação inicial de professores do curso de pedagogia a partir dos novos direcionamentos implícitos na BNCC. Compreende-se que as mudanças curriculares na educação básica, implicam diretamente alterações formativas nos cursos de formação inicial, por isso, o lócus de estudo é o curso de pedagogia do CCHSA/UFPB. A abordagem da pesquisa é qualitativa, ancorada no “Ciclo de políticas” de Ball, constituído por cinco contextos: Contexto de Influência, Contexto da Produção de Texto, Contexto da Prática, Contexto dos Resultados e Contexto da Estratégia Política. A intenção é entender a natureza complexa e controversa das políticas educacionais, de modo especial, a BNCC. Os sujeitos da pesquisa se constituíram de discentes, docentes e coordenadores do curso investigado. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental, o questionário aberto e a entrevista semiestruturada. A técnica de análise dos achados da pesquisa foi a análise do discurso, partindo do teórico Foucault. A análise partiu da abordagem teórico-metodológica de Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL & GOLD, 1992), a qual analisa a política educacional num jogo de métodos sujeitados à lógica pós-estrutural. Para as discussões dos achados da pesquisa utilizou-se como principais aportes teóricos, Maurice Tardif e Nóvoa que estudam a Formação de Professores e Ball para compreender a atuação das políticas educacionais. Ressalta-se que esta reflexão parti das influências que esse documento recebeu, qual concepção teórica de currículo fundamenta suas proposições e como seus direcionamentos podem alterar a formação inicial de professores. Dessa forma, esta pesquisa pretende contribuir com o contínuo debate sobre a implementação de uma Base Nacional Comum Curricular no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Externo à Instituição - JANSSEN FELIPE DA SILVA