PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IONE GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IONE GOMES DA SILVA
DATA: 24/05/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: DAS ABORDAGENS REPRESSIVAS AO COMPROMISSO COM A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular em Saúde; Educação Escolar; Escola Pública; Educação em Saúde; Educação sobre Drogas; Prevenção ao uso de Drogas; Promoção da Saúde
RESUMO: Afastando-nos dos discursos mais conservadores a respeito das drogas, entendemos que essa questão envolve um conjunto de fatores que perpassam o campo político, econômico, cultural, histórico, social e das subjetividades dos sujeitos. E esse aspecto multifacetado do fenômeno torna necessário que sua abordagem seja feita de forma interdisciplinar. Entendemos que essas substâncias só adquirem um potencial “perigoso” quando associadas de alguma maneira aos seres humanos. Ou seja, de forma isolada as substâncias psicoativas possuem um caráter inofensivo. Partindo dessa premissa, a opção mais sensata para lidar com o desafio social imposto pelo consumo indevido de drogas pelos seres humanos, seria investir cada vez mais na educação, na diminuição das vulnerabilidades e na redução dos riscos. Esforços investidos no ser humano e em assegurar o seu bem estar, e não na erradicação das substâncias ou na criminalização dos usuários. Nesse contexto, inicialmente o presente estudo realiza a problematização das abordagens de prevenção ao uso indevido de drogas que são orientadas ao público jovem dentro e fora das escolas, para posteriormente propormos a construção de uma abordagem de educação sobre drogas mais humanizada e crítica. Uma alternativa pautada pelos princípios teóricos-metodológicos da educação popular. Que objetive através da problematização discutir a realidade concreta com todas as suas implicações e contribuir com a construção de novos olhares e compreensões sobre a realidade. Considerando os saberes, as experiências e as potencialidades dos sujeitos. Esse olhar questionador que a educação popular lança sobre os processos sociais e seus determinantes torna-se fundamental para uma abordagem educativa e crítica sobre as drogas. Através do estimulo a criticidade dos educandos, objetiva-se torná-los sujeitos do processo educativo e cada vez mais conscientes e autônomos na luta para modificar as condições injustas de vida a que os sujeitos das classes populares geralmente são submetidos.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo ao Programa - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE