PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: VILMA HELENA MALAQUIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILMA HELENA MALAQUIAS
DATA: 23/05/2019
HORA: 00:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS A PARTIR DAS LEIS DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS À ESCOLARIZAÇÃO QUILOMBOLA
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo de Políticas. Ações Afirmativas. Escolarização Quilombola.
PÁGINAS: 56
RESUMO: A presente pesquisa se insere nos estudos sobre Políticas Educacionais e Ações Afirmativas. Objetiva-se analisar a compreensão de docentes e especialistas (pedagogos), sobre a Educação Escolar Quilombola, a partir da lei de efetivação de direitos à diversidade étnica racial na escolarização das populações tradicionais. Partindo-se desse contexto, delimitamos como hipóteses: 1. A concepção de educação não condiz com a expressão da Lei de nº 10.639/2003, que foi sancionada pelo Parecer CNE/CP 3/2004. 2. A materialização dessa concepção reforça práticas de ensino que não favorecem uma educação igualitária, na perspectiva das relações raciais, e fomenta o confronto sobre o pertencimento étnico racial que gera vivências acríticas, conformação da divisão e a hierarquização racial presente na escola. Considerando-se que o presente objetivo emerge de um contexto histórico de avanços e retrocessos, que aponta para as dificuldades de institucionalização das políticas de promoção de igualdade racial, tomamos com aporte teórico os estudos das categorias políticas públicas (afirmativas) e escolarização quilombola, como também, uma análise a partir do pensamento do sociólogo Stephen Ball, e colaboradores (1992; 1994; 2001; 2016), com destaque aos conceitos: Ciclo de Políticas, Estado e Atuação. Defendemos metodologicamente uma abordagem qualitativa e exploratória, estudando os documentos normativos e explorando o campo empírico de pré-análise, de onde emergiram nossas hipóteses científicas. O presente estudo vem se realizando em três escolas situadas em comunidades quilombolas da Rede Municipal de Ensino de Conde/ Paraíba (RMEC) e envolve vinte e dois sujeitos. Os instrumentos utilizados foram um questionário de sondagem (em análise) e grupo focal. Para análise dos dados utilizamos o aporte teórico metodológico em Apolinário (2012), Ball (2016), Bardin (2011), Dali’gna (2010), Gatti (2005) e Reis (2009).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 3068369 - DANIEL VALERIO MARTINS
Externo ao Programa - 1791190 - ROSEANE MARIA DE AMORIM
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR