PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SIMONE JOAQUIM CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE JOAQUIM CAVALCANTE
DATA: 19/06/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Experiências e saberes de vida em narrativas de mulheres negras
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Experiência. Narrativas de mulheres negras. Saberes não escolares. Lalu Lopes. Lourdes Ferreira.
ÁREA: Educação
RESUMO: RESUMO A revisao da producao academica a respeito dos saberes e dos processos educativos nao escolares das mulheres negras idosas e um tema ainda pouco explorado nas pesquisas sobre Educacao e um desafio para as pesquisas academicas. Ao olhar para a realidade social, ve-se que esse e tambem um grupo de pouca ou quase nenhuma visibilidade. Diante desse panorama, o estudo partiu da seguinte pergunta: Como foram constituidos os saberes nao escolares de Luiza Lopes da Silva (Lalu) e Maria de Lourdes Ferreira Gomes ao longo de oito decadas de existencia? O objetivo desta pesquisa foi de compreender seus processos educativos nao escolares, a partir dos nucleos de sentidos: modos de ser mulher, sonhos interditados, saberes sobre as plantas, gosto pelas letras e trabalho comunitario. Lalu Lopes e Lourdes Ferreira, escolhidas como participantes e colaboradoras do estudo, apresentam pontos comuns em seus saberes nao escolares. Ambas nasceram na decada de 1930, conhecem os usos das plantas/ervas medicinais, oriundas do meio rural, sao filhas de agricultores, estudaram os primeiros anos da educacao basica e se autodeclaram negras. Elas tambem se diferenciam, sendo uma poetisa e a outra educadora popular, posicionando-se como sujeito feminino no mundo, nos seus modos de ser, agir e existir. Esta tese, realizada entre 2015 e 2019, baseou-se nas abordagens teorico-metodologicas da pesquisa narrativa articulada aos estudos feministas, balizados pela Epistemologia Feminista, e traz as narrativas e a valorizacao da experiencia das mulheres. Implica tambem o reconhecimento e a importancia dos saberes nao escolares protagonizados pelas mulheres sujeitos da pesquisa, evocados pela experiencia e transmutados na narrativa. A tese indica que investigar e compreender os processos educativos nao escolares, por meio das experiencias e da historia de vida dessas mulheres negras idosas, possibilita pensar em outras formas de produzir e de adquirir o conhecimento, em que a relacao aprender-ensinar nao se limita as estruturas institucionais formais, nas escolas e nos centros academicos nem se encerra nelas. Nas historias de Lalu Lopes e de Lourdes Ferreira e seus saberes, suas experiencias trazidas em suas narrativas rompem as barreiras do silencio social e academico e transpassam as fronteiras da invisibilidade na pesquisa em Educacao.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 163.171.576-34 - INES ASSUNCAO DE CASTRO TEIXEIRA - UFPB