PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEMILSON CAVALCANTI DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEMILSON CAVALCANTI DA SILVA
DATA: 01/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGE
TÍTULO: “POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: ANÁLISE AFROCENTRADA NA ESTRUTURA CURRICULAR DO COMPONENTE CIÊNCIAS NATURAIS”
PALAVRAS-CHAVES: Leis nº. 10.639/2003 e 11.645/2008. Afrocentricidade. Currículo. Ensino de Ciências Naturais
PÁGINAS: 109
RESUMO: As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 promoveu alterações profundas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, no que se refere o debate das relações étnico-raciais no currículo da Educação Básica. Partindo desse entendimento, o presente trabalho se propõe a compreender como a legislação educacional brasileira, tendo como ponto de partida a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, propõe a base curricular do componente Ciências Naturais (Ensino Fundamental – Anos Finais) no que tange as contribuições dos(as) africanos(as) e dos(as) afro-brasileiros(as) nas áreas sociais, culturais, históricas, econômicas, políticas e científicas. Como suporte teórico-analítico, utilizamos a Afrocentricidade como uma epistemologia/paradigma que referenda as mudanças que as Leis supracitadas proferiram no currículo da Educação Básica, notadamente, no ensino de Ciências Naturais. O escopo técnico-metodológico seguido para alicerçar os objetivos do trabalho assentam-se em quatro momentos, que, na prática, ocorrem simultaneamente. O primeiro refere-se a abordagem da pesquisa que, no caso específico, é de caráter qualitativa; o segundo refere-se a sua natureza, a qual é regida pela pesquisa aplicada; o terceiro trata-se dos procedimentos técnicos, os quais são conduzidos pela pesquisa bibliográfica e, por último com intuito de ajuda na construção das inferências e interpretações, evidencia-se a técnica de análise dos dados, a qual segue o aporte teórico da análise de conteúdo. Munido do arcabouço teórico-analítico e do técnico-metodológico já é possível trazer alguns achados preliminares que encontramos na pesquisa, desses, queremos destacar dois: a inexistência de debates no currículo do ensino de Ciências Naturais acerca da relações étnico-raciais até a produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1997, e a preferência pelo o pensamento eurocentrado nos discursos dos livros didáticos de Ciências Naturais antes da promulgação da Lei nº. 10.639/2003. É importante frisar que a pesquisa está em andamento, assim sendo, estamos empenhados em analisar livros didáticos de Ciências Naturais que antecederam e sucederam a Lei nº. 10.639/2003, ao mesmo tempo, traremos para o debate as mudanças na legislação educacional a partir da LDB, de 1961, acerca das relações étnico-raciais no currículo do componente ora citado.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1657550 - TERESA CRISTINA FURTADO MATOS