PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDILENILZA VIRGULINO DE SOUZA TOMAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDILENILZA VIRGULINO DE SOUZA TOMAZ
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Sala Multifuncional
TÍTULO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO: concepções e práticas docentes no Projeto interdisciplinar do Programa Escola 10
PALAVRAS-CHAVES: Interdisciplinaridade escolar. Processo de ensino e aprendizagem. Pedagogia de projetos.
RESUMO: A presente dissertação discute a interdicisplinaridade no processo de ensino. Para investigar essa temática, temos como objetivo, compreender a percepção docente acerca da interdisciplinaridade no Projeto interdisciplinar do Programa Escola Nota 10, no município de João Pessoa, PB. Em relação a metodologia, adotamos o enfoque fenomenológico para compreendermos a interdicisplinaridade e suas inter-relações com a prática docente e com a aprendizagem. No que tange a modalidade da pesquisa, definimos a abordagem qualitativa pela sua amplitude e rigor na construção do conhecimento, não a contrapondo ao enfoque quantitativo, mas quando necessário, utilizamo-las de modo inter-relacionado. Enquanto técnica para coleta das informações, utilizaremos a entrevista semiestruturada e a observação simples, ambas desenvolvidas junto a cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nas considerações, apontamos a interdisciplinaridade conceituada nos fundamentos teóricos em duas perspectivas, a primeira, de caráter epistemológico, situa-se no campo científico-acadêmico, a segunda, de cunho instrumental, direciona-se tendenciosamente para o campo prático escolar, cujas dimensões abarcam o currículo, a didática e a prática pedagógica. A interdicisplinaridade articula além das atividades pedagógicas, eixos estruturantes do processo educacional, como a atualização dos diários de classe, o planejamento do ensino e os relatórios das ações docentes, no entanto, abordar a interdicisplinaridade no contexto do trabalho docente e da aprendizagem dos estudantes, é um desafio para aprofundarmos, tendo em vista que, o sucesso dessa relação gira em torno da bonificação adicionada aos rendimentos no final do ano.
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA DE SALLES