PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: YNAKAM LUIS DE VASCONCELOS LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YNAKAM LUIS DE VASCONCELOS LEAL
DATA: 16/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: IFPB-CAMPUS AVANÇADO CABEDELO CENTRO (CACC):UM POSSÍVEL DIÁLOGO DAS AÇÕES DOCENTES COM A EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Expansão Progressista. Ações Docentes.
PÁGINAS: 80
RESUMO: A trajetória da educação profissional no Brasil foi desenvolvida para atender majoritariamente as demandas do mercado, onde os cursos ofertados são na sua grande maioria tecnicistas. A presente pesquisa busca analisar as ações dos docentes do IFPB-CACC (Campus Avançado Cabedelo Centro), no sentido de perceber se dialogam com a Educação Popular a partir do currículo preestabelecido. No decorre da pesquisa refletimos sobre o processo histórico da educação profissionalizante no Brasil demonstrando que além do viés tecnicista também percebemos uma perspectiva progressista. Em seguida discorremos como a fundamentação teórico-metodológica da Educação Popular se faz presente na territorialização do CACC. Posteriormente pretendemos evidenciar, a partir do perfil docente e suas concepções, o possível diálogo com a Educação Popular nas ações docentes do CACC. A abordagem epistemológica é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A metodologia foi dividida em três momentos: análise bibliográfica a partir da problemática exposta anteriormente; análise das ações do CACC a partir dos cursos ofertados; e as entrevistas semiestruturadas com 10 docentes no Campus. A análise funda-se num diálogo constante a partir da investigação-participante, buscando compreender a realidade de forma contextualizada e um uma visão composta pelas diferentes realidades, já que não se busca implementar ações que intervenham nos participantes, mas sim identificar se há aproximação com o fenômeno pesquisado que é a Educação Popular. Bardin (2011), Minayo (2016). A partir da coleta dos dados pretendemos realizar uma análise de conteúdo em uma perspectiva normativa Bauer (2017).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - DEGMAR FRANCISCO DOS ANJOS