PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSIKA MEDEIROS DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSIKA MEDEIROS DE LUCENA
DATA: 15/08/2019
LOCAL: auditório PPGE
TÍTULO: O ENSINO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Licenciatura em Ciências Biológicas. Professores formadores.
RESUMO: A formação docente na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB está dividida em disciplinas pedagógicas e específicas da biologia. As disciplinas pedagógicas geralmente são ministradas por profissionais vinculados ao Centro de Educação e são vistas como aquelas que formam o professor da Educação Básica, enquanto que, as disciplinas específicas são compreendidas como aquelas que formam o bacharel, o pesquisador, entretanto, essas últimas também compõem as disciplinas que formam os futuros professores. Nessa circunstância, a presente pesquisa objetiva compreender a concepção dos professores formadores das disciplinas específicas sobre o ensino no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. O estudo tem uma abordagem qualitativa, tendo como fundamentação teórica e metodológica o Materialismo Histórico-Dialético, por compreendê-lo como o método capaz de se aproximar da essência do objeto de estudo, buscando compreendê-lo em seu percurso, movimento e desdobramento. As informações serão obtidas através de entrevistas semiestruturadas, com oito docentes das disciplinas específicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e analisadas a partir da Hermenêutica-dialética. Essa técnica de análise possibilita a interpretação dos sentidos que os sujeitos elaboram em seus discursos e a compreensão de tais sentidos face às contradições que lhes constituem, relacionando tais sentidos ao contexto social e histórico, por meio da dialética. As primeiras aproximações com o objeto de estudo possibilitam apontar que a concepção filosófica da práxis, materializada no atual currículo, parece se objetivar em uma concepção idealista, incompatível com o verdadeiro significado da práxis como fundamento do conhecimento e a prática como fundamento dessa práxis. Uma vez que ao tomar o ensino das disciplinas específicas como fundamento os conteúdos é conceber o ensino não como elemento de transformação, mas apenas como uma interpretação do mundo.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO