PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA
DATA: 21/08/2019
LOCAL: auditório PPGE
TÍTULO: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CREIs: a concepção docente sobre o processo de avaliação na perspectiva Histórico-Cultural
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Avaliação da aprendizagem. Psicologia Histórico-Cultural.
RESUMO: A presente dissertação discute a avaliação da aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um conceito com várias abordagens na literatura educacional e sua compreensão persiste como um desafio aos docentes na prática escolar. Para investigar essa problemática, temos como objetivo, compreender a concepção dos (das) docentes acerca do processo de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil nos Centros de Referencias de Educação infantil (CREI) do município de João Pessoa- PB. Em relação a metodologia, adotamos o enfoque do Materialismo Dialético, o qual apreende a dinâmica do fenômeno, em seu trajeto histórico, contraditório e inter-relacionado com os seus determinantes econômicos, políticos e culturais. No que tange a modalidade da pesquisa, definimos a abordagem qualitativa pela sua amplitude e rigor na construção do conhecimento, e essa escolha justifica-se pela nossa preocupação em compreendermos a natureza da avaliação da aprendizagem que perpassa o contexto educacional. Enquanto a técnica para coleta das informações, utilizaremos a entrevista semiestruturada e a observação participante, ambas desenvolvidas junto a 6 (seis) professores (as) da pré-escola. Nas considerações, sintetizamos dois blocos de análise, o primeiro, aponta que as construções históricas acerca da avaliação da aprendizagem na educação infantil, no Brasil, perpassam as abordagens pedagógicas da educação tradicional, da Educação Nova, da Educação tecnicista, assim como, as politicas educacionais e as metodologias de ensino, enquanto método avaliativo classificatório e excludente que são utilizados para manterem os sujeitos dóceis e úteis aos interesses do modo de produção capitalista. O segundo bloco, analisamos os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e como essa abordagem pode ser concebida enquanto alternativa para a avaliação da aprendizagem na educação Infantil, a qual defende uma avaliação dinâmica, tendo como eixo norteador do o processo de aprendizagem, a Zona de Desenvolvimento Próximo da criança. Portanto, com base nessas análises, é possível afirmar que a proposta da Psicologia Histórico-Cultural, enfatiza a função do professor no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, tendo como apoio a ZDP que possibilita explorar novas formas de aprendizagem, mais interativas e qualitativas, relacionando-as aos fatores sociais, econômicos, culturais e históricos em que os sujeitos estão inseridos.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO