PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 22/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: “ESCOLA DO CORPO?”: CURRÍCULO E IMPLICAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA PEDAGOGIZAÇÃO DE BAILARINOS (AS)
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Gênero. Sexualidade. Currículo. Escola de dança.
RESUMO: Esta pesquisa objetiva refletir sobre os modos pelos quais o currículo (re)produz, regula e (re)articula as aprendizagens sobre corpo, gênero e sexualidade em uma Escola de Dança da cidade de João Pessoa (PB). Há algumas décadas, assuntos como corpo, gênero e sexualidade(s) têm ganhado visibilidade na esfera social e nas discussões acadêmicas. Sendo objeto privilegiado de olhares de cientistas, religiosos/as, antropólogos/as, psicólogos/as e educadores/as, travam-se, em diferentes contextos, tensões sobre estes temas trazendo-nos, como educadores/as, a necessidade de refletir, dialogar e problematizar sobre essas questões. Esta pesquisa se inscreve na interface dos campos dos Estudos Culturais da Educação, dos estudos de Gênero e de Sexualidades e situa-se no âmbito de uma perspectiva pós-crítica. Metodologicamente, inscreve-se como qualitativa, cujo material empírico será produzido a partir de: pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. O material empírico será analisado na perspectiva da Análise Cultural, que se vale do conceito de cultura, sob as lentes dos Estudos Culturais, para interpretar e dar significado aos fenômenos que se movimentam durante a pesquisa. Estudar as implicações de gênero e sexualidades que se inscrevem nos corpos dos/as bailarinos/as, configurou-se em uma forma de perceber as possibilidades de movimentações pedagógicas que um currículo pode exercer sobre a vida dos sujeitos que decidem desenvolver a prática do balé.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO