PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LADJANE FIDELIS FELINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LADJANE FIDELIS FELINTO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGE
TÍTULO: Prática Pedagógica Escolar: aproximações dos princípios da Educação do Campo no município de Santa Rita-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Prática Pedagógica. Escola do Campo.
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada Prática Pedagógica Escolar: aproximações dos princípios da Educação do Campo na Escola Municipal Vovó Vina, no município de Santa Rita, no Estado da Paraíba, faz parte do curso de mestrado em educação da linha de pesquisa da Educação Popular, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba, tem como objeto de estudo a Prática Pedagógica Escolar. Teve como objetivo geral analisar, na prática pedagógica escolar, aproximações com os princípios da Educação do Campo e como específicos identificar as propostas pedagógicas existentes na Escola Municipal Vovó Vina; identificar as práticas pedagógicas que apontam para os princípios da Educação do Campo; analisar a implementação da proposta de Educação do Campo na Escola Municipal Vovó Vina. A pesquisa tem como opção epistemológicas a abordagem dialética e como categoria teórica a contradição e categorias empíricas a práxis e escola. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso. No processo de coleta de dados utilizamos a pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados utilizamos a Análise de Conteúdos referenciada em Bardin (2011). Visualiza-se como resultado dessa pesquisa indícios da inserção da Educação do Campo na prática pedagógica escolar.
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA