PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Comunitária. Saberes de Experiência. Educação Popular.
RESUMO: Este estudo busca analisar o conceito de educação enquanto experiência comunitária, tomando o caso da Escola Viva Olho Tempo (EVOT). Para tanto, apresentaremos as concepções de educação comunitária na Educação Popular, considerando esse outro pensamento educacional a partir das contribuições latino-americanas para delimitar a compreensão de homem, mundo, sociedade e educação. A perspectiva teórica que orientou o estudo foi a da Educação Popular e Educação Comunitária, fundamentando-se em Freire (1981; 1989; 1992; 2000; 2005; 2010i; 2010ii), Wanderley (2010), Mejía (2018), Streck (2010; 2016), Carrillo (2013), Brandão (1982; 1988; 2002; 2006) e Carneiro (1985; 1987). Com base nesse referencial teórico e na pesquisa de campo realizada com os sujeitos da EVOT, identificaremos e discutiremos indícios dessa concepção de educação, partindo dos caminhos que os saberes atravessam pelo sentir, pensar e agir das educandas e educandos que atuam nessa instituição. Por fim, os espaços de construção de saberes comunitários na EVOT e suas contribuições sociopedagógicas serão analisados no sentido de pensar seu protagonismo nas relações com a comunidade e em como a educação fortalece a vida comum e orienta para a emancipação humana. Destacamos que esta pesquisa tem caráter qualitativo, perpassando pelo estudo dos referenciais teóricos e observação de campo na escola em questão, com utilização de entrevistas semiestruturadas e de diários de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1999). A análise dos dados será realizada com base nesses instrumentos, com a utilização da análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), e da análise de discurso, de acordo com Alós (2012) e Gregolin (1995). Desse modo, esperamos contribuir com a educação, ao provocar inquietações e apresentar novas possibilidades de constituição de outros caminhos que se tornam possíveis a partir das experiências comuns entre sujeitos.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES