PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAILSON BATISTA DOS SANTOS
DATA: 14/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO ÀS PERSPECTIVAS DE “SUCESSO” NO CAMPO DE ATUAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DOS/AS EGRESSOS/AS
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Formação Pedagógica. Egressos. Sucesso.
RESUMO: O presente estudo busca investigar como sujeitos egressos de um curso de nível superior avaliam a experiência formativa obtida, considerando a relação entre os impactos para a formação e às perspectivas de “sucesso” no campo de atuação. Parte-se do pressuposto de que a conquista de um diploma de nível superior constitui um divisor de águas na vida de sujeitos com histórico de vulnerabilidade social, de tal modo que acaba gerando grandes expectativas sobre um futuro promissor (OLIVEIRA, 2014). Nessa perspectiva, tomamos o Curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba, como estudo de caso, e seus egressos como interlocutores da pesquisa (2015-2017). O problema que norteia esta investigação parte da seguinte questão: Como os/as egresso/as do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo avaliam a experiência formativa obtida quanto aos seus impactos para a formação e às perspectivas de “sucesso” no campo de atuação? Buscando responder esta questão, definiu-se o seguinte objetivo geral: Avaliar os aspectos formativos do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo, a partir do olhar de seus egressos, considerando os impactos para a formação e as perspectivas de “sucesso” no campo de atuação. Já os objetivos específicos se estruturam da seguinte forma: Caracterizar o perfil socioeconômico geral dos/as estudantes que ingressaram no Curso até a sua conclusão, para comparação entre sua situação socioeconômica do período de permanência à conclusão e o momento atual; Verificar que rumos tomaram os sujeitos egressos do Curso, para identificação da relação entre a formação pedagógica obtida e seus respectivos campos de atuação; Identificar os impactos e as contribuições da formação obtida para o perfil socioeconômico dos sujeitos egressos do Curso; e Apontar fatores que se caracterizam “sucesso” a partir da avaliação dos/as egressos/as sobre os aspectos formativos do Curso investigado, considerando seus impactos para formação e campo de atuação. Para tanto, adota-se a abordagem da pesquisa qualitativa em educação, do tipo estudo de caso, com características descritiva, analítica, bibliográfica e documental. Para obtenção e análise dos dados, utilizam-se como instrumentos um questionário on-line e entrevistas semiestruturadas, apoiando-se no método de análise de conteúdo fundamentado em Bardin (1977). Quanto à fundamentação teórica, destacam-se a formação pedagógica em Educação do Campo (FERNANDES; MOLINA, 2004), o sujeito egresso (PENA, 200; SINAES, 2015), e o sucesso na carreira (OLIVEIRA, 2014) como categorias teóricas centrais. Com efeito, a abordagem teórica-metodologica adotada compreende o estruturalismo na perspectiva da Sociologia da Educação proposta por Bourdieu (1989; 1998; 2002). Nessa perspectiva, a interpretação dos resultados será feita à luz da teoria do Capital Cultural, considerando as suas dimensões simbólica (subjetiva) e material (objetiva), que traduzem os conhecimentos reconhecidos por diplomas e títulos obtidos na formação (BOURDIEU, 2002). O estudo se justifica pela abordagem de um tema ainda pouco explorado nas pesquisas que tratam do acompanhamento de egressos (ANDRIOLA, 2014), tendo assim, relevância social e acadêmica, uma vez que chama à atenção para o debate em que se processa a questão da qualidade da formação da Educação Superior Brasileira e seus impactos à vida dos sujeitos com histórico de vulnerabilidade social. Face ao exposto, espera-se que os resultados contribuam com a melhoria da qualidade da formação pedagógica ofertada pelo Curso, de modo a reforçar o compromisso social que a Universidade se propõe.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA