PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO COSTA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVANDRO COSTA DE MEDEIROS
DATA: 04/09/2019
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGE
TÍTULO: “REDE POLÍTICO-PEDAGÓGICA E EPISTÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE DO PARÁ: SUJEITOS COLETIVOS EM MOVIMENTO POR UMA PRÁXIS EDUCACIONAL TRANSFORMADORA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Educação Popular; Movimentos sociais em rede; Rede epistêmica
PÁGINAS: 150
RESUMO: Partindo da historicidade do Movimento Nacional de Educação do Campo entendido como uma Rede Político-Pedagógico e Epistêmica de Educação do Campo, o presente trabalho busca, compreender produzir e sistematizar dados sobre a origem e trajetória histórica do Movimento de Educação do Campo que emerge no Brasil e na região sudeste do Pará a partir do final dos anos de 1990, relacionando sua raiz histórica no movimento de Educação Popular ocorrido na região os anos de 1970 e 1980 e apresentando o Fórum Regional de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará como o sujeito-espaço coletivo através do qual se materializa e se consolida tal movimento e a Rede Político-Pedagógico e Epistêmica do Campo do Sudeste do Pará. Essa rede desencadeou um conjunto de conquistas das populações do campo com a criação e consolidação institucional dos cursos de Educação do Campo no Brasil e no Pará, além de debater o direito à educação, as ações desenvolvidas a partir da rede envolvendo movimentos sociais e universidade possibilitou a ampliação da luta pelo direito à educação escolar para dar conta da luta pelo direito da população do campo à uma educação diferenciada. A Educação do Campo, trata-se de um paradigma político-pedagógico em construção que orienta uma práxis coletiva em movimento, que orienta os pensamentos, sentimentos e ações de sujeitos organizados em coletivos políticos que tomam a educação como potente elemento impulsionador de processos de transformações sociais, amplas e radicais, e a luta pelo direito à educação, sustentada no protagonismo pedagógico e epistêmico dos povos do campo, como estratégia para conquista de condições favoráveis ao desenvolvimento, autonomia, sustentabilidade e emancipação das comunidades camponesas no Brasil. Deste modo, se propõem a analisar os avanços, potencialidades e limites desta rede e das conquistas que resultam de sua atuação na região, focando: i) as experiências dos projetos executados pelo PRONERA e dos cursos desenvolvidos pela Faculdade de Educação do Campo (UNIFESSPA) e pelo Campus Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), instalado no Assentamento de Reforma Agrária “26 de Março”, em Marabá.; e ii) e sua capacidade de mobilização de debates e de influência na agenda dos governos municipais e do estado no que diz respeito a construção de uma política pública em Educação do Campo no Pará. Por fim, busca refletir sobre os desafios postos ao Movimento de Educação do Campo pelo momento conjuntural no sudeste paraense e no país.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - JACQUELINE CUNHA DA SERRA FREIRE
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO SILVA