PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSSANA FARIAS QUEIROZ FERRER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSSANA FARIAS QUEIROZ FERRER
DATA: 28/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: O CURSO DE PEDAGOGIA DO CE/UFPB: a memória como representação (1978-1996)
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Pedagogia. Regulamentações. História e Memórias.
RESUMO: O presente trabalho de dissertação em desenvolvimento, intitulado O Curso de Pedagogia do CE/UFPB: a memória como representação (1978-1996), busca realizar um estudo sobre a criação, estruturação e desenvolvimento do Curso de Pedagogia do CE/UFPB, no recorte temporal de 1978 a 1996, objetivando perceber as representações sobre o referido curso a partir da história e das memórias de professores, alunos e funcionários que vivenciaram este período. O recorte temporal tem por justificativa a integração do Curso de Pedagogia da UFPB ao Centro de Educação, quando este foi criado em cumprimento a Reforma Cêntrica, estendendo-se até 1996, ano em que foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no período de redemocratização após o contexto ditadorial que imprimiu reformas educacionais significativas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo por fundamento os conceitos da história e da memória, assim como, o de representação de Roger Chartier (1991). Concebe-se as fontes escritas e orais, pois permitirão um diálogo pertinente, indicando-se a metodologia da História Oral como relevante, permitindo que as memórias individual e coletiva desse contexto sejam problematizadas conjuntamente aos documentos presentes, de modo, a tecer reflexões sobre seu processo de estruturação. Dentre os autores estudados, podemos inferir: Chartier (1991), Franco (2008), Halbswachs (2006), Libâneo (2001;2006; 2007; 2010), Nora (1993), Pimenta (1996; 2006), entre outros. Com a realização da pesquisa de campo, serão analisados os depoimentos de pessoas que participaram desta conjuntura. Evidencia-se, que reescrever/reinterpretar a memória histórica do referido curso configura-se como relevante investigação para a escrita da história da educação considerando a importância da Universidade Federal da Paraíba para o meio acadêmico e sociedade. Pelos estudos traçados, percebeu-se que a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil foi caracterizada, ao longo desses anos, por um percurso oscilante entre avanços e retrocessos mediante as regulamentações estabelecidas, sendo objeto de discussões e debates a respeito da definição de sua identidade. Com isso, espera-se que as fontes orais possam auxiliar para a compreensão de como essas regulamentações influenciaram o curso de Pedagogia da UFPB no decorrer de sua estruturação.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA