PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FLÁVIA SOUSA DE SENA ALVES

DISCENTE: FLÁVIA SOUSA DE SENA ALVES
DATA: 30/08/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A Educação de Jovens e Adultos e suas possibilidades no Plano Municipal de Educação do Conde (PB)
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Poder local; Plano Nacional de Educação (PNE); Plano Municipal de Educação (PME); Conde.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: A presente pesquisa investiga questoes da Educacao de Jovens e Adultos e suas possibilidades no Plano Municipal do Conde (PB), com recorte nas series iniciais, referente aos ciclos de alfabetizacao. Traz como foco de atencao as caracteristicas do compromisso do poder local com a Educacao de Jovens e Adultos. Busca-se identificar a discussao da educacao de Jovens e Adultos junto as acoes desenvolvidas pela rede de ensino municipal do Conde (PB), no ambito do Plano Municipal de Educacao (2015-2025), de acordo com as metas do PNE (2014-2024). Para alcancar tal entendimento, foi necessario buscar compreender as caracteristicas inerentes aos processos de enraizamento do compromisso do poder local em espacos de Educacao de Jovens e Adultos, bem como, conhecer as acoes desenvolvidas pela rede de ensino do Conde (PB) no ambito do PME (2015-2025) com comprometimento com a educacao de Jovens e Adultos. Adotou-se a pesquisa qualitativa como fio condutor do estudo, no ambito de uma pesquisa exploratoria, elegendo, no percurso, o metodo indiciario, para a elucidacao dos problemas levantados. A fase de levantamento de dados transcorreu numa perspectiva dialogal freireana, percorrendo o territorio pesquisado, ouvindo os sujeitos da pesquisa, com temas iniciados a partir de questoes abertas, no intuido de encontrar, ou nao, indicios dos elementos buscados na pesquisa. Os dados foram adquiridos atraves de anotacoes em diario de campo, de entrevistas semiestruturadas, com tecnicos da secretaria de educacao municipal e educadores, bem como, atraves de grupos focais com alunos que representam uma possivel demanda para a EJA. Constatamos que os processos de aquisicao da leitura e da escrita, que devem se associar aos ciclos de alfabetizacao da EJA, sao aspectos importantes para a existencia e materializacao das metas do Plano Municipal de Educacao para esta modalidade de ensino, ja que, a alfabetizacao e o letramento de adultos sao partes importantes nos processos de permanencia e continuidade da demanda existente entre os interessados do municipio.
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 3068369 - DANIEL VALERIO MARTINS