PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: O impacto econômico-financeiro do FIES para as instituições de ensino superior privado no período de 199-2016
PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior; FIES; Financiamento estudantil.
RESUMO: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política educacional que reside em uma rede de governança que envolve diversos atores políticos e atores sociais, tais como Governo, Instituições financeiras oficiais e Instituições de nível superior. Os números impressionam. Ao todo, são 2 milhões de estudantes com contratos ativos, cerca de 1.700 instituições de ensino superior (IES) participantes, mais de 130 normas legais e um custo anual já chegou à casa dos R$ 19 bilhões. Desde sua criação em 1999, o Fies ocupa posição de destaque nos discursos dos presidentes, ministros da educação, políticos, empresários da educação, mídia, consultores e associações, devido ao estoque expressivo de contratos ativos, ao impacto nas contas do governo federal e à importância social do programa. Deste modo, este estudo tem como objeto de investigação o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é uma política educacional com ampla dimensão social, mas que desde sua criação impactou de modo relevante o segmento de instituições (privadas) de ensino superior, bem como o mercado de trabalho dos profissionais de educação que atuam nesse segmento. O recorte temporal recai sobre o período desde a sua criação em 1999, passando pelo seu redesenho em 2003, até 2016 onde o programa foi expressivamente modificado, e como desenvolveu-se nesse período mercadologicamente, induzindo certa política de privatização e financeirização do ensino superior e consolidadora dos conglomerados que levaram a uma oligarquização do setor educacional e levantou questionamentos sobre a gestão do programa e sua eficácia para os beneficiários e o setor privado educacional. Assim, estabelece-se aqui o seguinte questionamento: Como o Fies, enquanto fundo público, contribuiu para a expansão de grupos/instituições de ensino superior do setor privado? Para buscar responder tal questionamento e outros que possam surgir no decorrer desta pesquisa, elegemos como objetivo geral: analisar, a partir de dados de instituições financeiras e instituições de Ensino Superior e do próprio Governo Federal, o impacto econômico-financeiro do Fies para as instituições de ensino superior privado no Brasil no período de 1999 a 2016. E como objetivos específicos: investigar os recursos que foram destinados ao programa buscando estabelecer um olhar crítico de correlação com variáveis de mercado no período que se proposto (1999-2016); analisar o FIES como um programa de financiamento educacional que eclodiu a financeirização da educação no Brasil; e identificar os atores que compõem a rede de governança do FIES, dando visibilidade às articulações desses atores e como estes se beneficiam do programa.
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO