PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA MARIA MONTENEGRO LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA MARIA MONTENEGRO LINS
DATA: 26/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PESSOAS SURDAS EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL: ACESSO E INCLUSÃO?
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos(as); Estudos Culturais; Inclusão; Libras
RESUMO: O cenário educacional atual, que considera as chamadas políticas de inclusão para as pessoas surdas, tende a levar em consideração apenas o que a escola compreende como barreira linguística, isto é, a comunicação entre as pessoas surdas e as pessoas ouvintes. Com isso, os caminhos que as escolas têm seguido para que esta inclusão aconteça, em sua grande maioria, são trilhados de forma colonialista. É preciso lançar um olhar investigativo para conhecer como o processo de inclusão e o ensino de Libras estão se dando nas escolas regulares, a fim de desnaturalizar os moldes tecnicistas dominantes propostos para a educação das pessoas surdas. O desenvolvimento da presente pesquisa terá como lócus uma escola municipal de ensino fundamental situada na cidade de João Pessoa – PB, considerada como referência na inclusão de alunos(as) com deficiência. Nesse sentido, as questões-problema que orientam esta pesquisa são: de que modo ocorre a inclusão de pessoas surdas e o ensino de Libras em uma escola pública considerada como referência de inclusão no município de João Pessoa? Que elementos teórico-metodológicos norteiam o currículo nessa escola? Constitui-se como objetivo geral analisar o processo de inclusão das pessoas surdas em uma escola pública regular considerada referência em inclusão no município de João Pessoa. Os objetivos específicos propostos são: refletir sobre o modelo de inclusão implantado na referida escola; identificar os elementos teórico-metodológicos norteadores do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola; analisar a concepção de inclusão que embasa o currículo escolar e reflete nas atividades desenvolvidas pelos profissionais da escola. Trata-se de uma presente pesquisa de abordagem qualitativa, cuja produção do material empírico se dará em duas etapas complementares, a saber: pesquisa documental e entrevistas com docentes, gestores/as e intérpretes de Libras atuantes na escola investigada. Ancorado sob as lentes dos Estudos Culturais da Educação (ECE), este estudo busca contribuir para o desenvolvimento de reflexões e problematizações que rompam com as lógicas positivistas presentes na norma dominante no tocante à educação de pessoas surdas, com reflexões que passem a propor novos olhares reconhecendo a diferença e a alteridade como valiosas ferramentas nesse modo de pensar.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE