PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA
DATA: 29/08/2019
LOCAL: PPGE-CE
TÍTULO: O(A) PROFESSOR(A) DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: inserção, permanência e condições de trabalho na rede pública municipal de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Professor. Dança. Trabalho. Educação Popular.
RESUMO: Em 2013, a Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB abriu um edital importante para contratar 20 professores(as) da área de Dança. Este concurso foi, com certeza, um grande avanço para o ensino da Dança em João Pessoa e no estado da Paraíba, mas, sabe-se que não é apenas abrir as vagas e contratar os(as) profissionais, é necessário também oferecer acolhimento ofertar condições estruturais para que desempenhem bem seus papeis. Os(as) professores(as) de Dança foram alocados(as) em escolas que atendem aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II e encontraram muitas dificuldades para desempenharem suas funções. Assim, partimos da tese de que o desconhecimento da dança como profissão de nível superior constitui-se um dos elementos de precarização das condições de trabalho do(a) professor(a) de dança inserido na educação básica. Deste modo, a tese objetiva compreender a realidade dos(as) professores(as) de dança de escolas municipais da educação básica de João Pessoa-PB, verificando sua inserção e permanência em seu campo de atuação, bem como suas condições de trabalho, a partir de uma abordagem que seja problematizadora, crítica e dialógica. Esta tese vem sendo desenvolvida por meio da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como exploratória uma vez que se busca desenvolver, esclarecer e/ ou modificar conceitos e ideias pré-estabelecidos no que tange ao entendimento do papel do(a) professor(a) de dança em escolas formais. Para isso, tem se empregado os seguintes métodos: levantamento bibliográfico e documental, além da pesquisa de campo. A produção de dados está sendo realizada a partir do estudo de caso, utilizando de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de um formulário sobre o perfil socioeconômico dos(as) professores(as) participantes. Os sujeitos desta pesquisa são 20 (vinte) professores(as) da área de dança, do Ensino Fundamental I e II, que ingressaram na rede pública municipal de ensino em 2015 a partir do Concurso realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB para cargos na Secretaria de Educação e Cultura (Edital nº 01, de 08 de novembro de 2013). Os resultados encontrados até então demonstram que, ao considerar a perspectiva dialógica e humanista da Educação Popular junto a visão do(a) professor(a) de dança na educação básica permite compreender que quaisquer atos educativos formais ou não formais, exige pensar como sujeito de ação e que a partir da atuação de cada um, constrói-se cenários de disputas de controle social. Tais considerações embasam e qualificam o trabalho educacional, e aí se inclui o(a) professor(a) de dança, visto que a inserção e permanência nos postos de trabalho configuram-se como disputas de poder e as condições de trabalho denotam as visões de mundo que se tem e o mundo que se deseja alcançar, tendo a humanização desses espaços como foco a ser conquistado.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ