PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA OLIVEIRA URBAN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA OLIVEIRA URBAN
DATA: 28/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFPB
TÍTULO: Nellie Ernestine Horne: vida professoral de uma educadora canadense radicada na Paraíba(1934-1983)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. (Auto) Biografia. Nellie Ernestine Horne.
PÁGINAS: 40
RESUMO: A dissertação intitulada Nellie Ernestine Horne: vida professoral de uma educadora canadense radicada na Paraíba(1934-1983) tem como objetivo narrar a trajetória de vida de uma professora que contribuiu na formação de dezenas de outras mestras e assim se inseriu como parte significativa na feitura da História da Educação neste estado. Nellie Ernestine Horne entendia a atividade professoral como sua missão de vida, pois acreditava ser vocacionada para exercer o magistério, e através desse exercício colocou em prática suas convicções religiosas de cunho protestante bem como perpetuou essa percepção ensinando-a a suas alunas e outras internas do educandário que fundou juntamente com uma colega de profissão em Patos, Paraíba, no ano de 1935. O recorte histórico corresponde à chegada de Ernestine Horne ao Brasil, em 1934, e se encerra em 1968, último ano em que atuou como diretora do Instituto Bíblico Betel. Os pilares que sustentaram suas convicções foram a religião e a educação. Ambas estão constantemente perceptíveis ao longo de sua vida e aqui demonstra-se como se concretizaram em suas escolhas e atuação professoral, bem como no seu legado como docente formando dezenas de educadoras missionárias. Este estudo encontra-se inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, com a metologia de pesquisa (auto)biográfica utilizando cartas pessoais, certificados, diplomas, fotografias, manuscritos, diários pessoais entre outros. Estas fontes dizem respeito tanto a momentos marcantes como ao cotidiano da professora canadense, desvelando informações que se somam e complementam na narrativa de sua trajetória docente. Essa trajetória se deu essencialmente no meio religioso tendo a prática do ensino como meio de exercício das convicções de fé da biografada, que atuou majoritariamente entre mulheres, proporcionando a muitas ascensão financeira através da formação professoral além da abertura de espaços sociais, porém sem aproximações feministas. Conclui-se que a vida professoral desta educadora canadense foi a concretização de suas convicções por ela mesma declaradas de exercer o magistério como uma vocação em sua vida e na de suas ex-alunas que assim também o perceberam e vivenciaram.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS-BOAS CARVALHO DO NASCIMENTO