PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANIR PONTES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANIR PONTES SILVA
DATA: 28/08/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: FORMAÇÃO E PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: inclusão matemática; ensino de alunos surdos; formação de professores de Matemática.
RESUMO: O presente estudo tem por objeto de pesquisa o processo de formação de professores, em especial de Matemática, para uma educação inclusiva, considerando como pano de fundo as dificuldades do processo de alfabetização de estudantes surdos. Assim, tendo em vista os desafios com os quais os professores se deparam no âmbito da educação inclusiva e, a falta de uma formação acadêmica adequada para o atendimento à atual diversidade que se faz presente nas escolas, busca-se investigar: Qual a trajetória de formação do professor licenciado em Matemática que trabalha com alunos surdos, no sistema regular de ensino? Questão que se desenrola em outras, ou seja: Quais os saberes, as especificidades da prática pedagógica deste docente e suas contribuições para a educação de alunos surdos? E, quais dificuldades se apresentam no campo de atuação docente, considerando suas experiências pedagógicas no ensino de matemática? Na busca por responder a tais questionamentos, objetivamos de um modo geral analisar a trajetória de formação e a prática pedagógica de um professor licenciado em Matemática de uma escola da rede pública do município de Nova Floresta – PB, tendo em vista a educação inclusiva de alunos surdos. De forma mais específica, nosso objetivo demanda: levantar o percurso de formação docente do sujeito da pesquisa, considerando as demandas da educação de alunos surdos; discutir os saberes necessários a serem desenvolvidos para incluir o aluno surdo nas aulas de Matemática no Ensino Regular e, por último, identificar e discutir as dificuldades do processo de inclusão, no ensino de Matemática. Para o desenvolvimento deste trabalho nos adentraremos em uma pesquisa de natureza qualitativa a partir da metodologia do estudo de caso, elucidada por Yin (1994, 2001) e Creswell (2014). Utilizaremos como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, a observação e análise de documentos produzidosutilizados pelo professor, sujeito desta investigação. A análise dos dados será realizada a partir da teoria da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Franco (2005) e Bardin (2011), considerando as categorias: “Construção da trajetória profissional”; “Saberes da cultura surda”; “Saberes da inclusão educacional”; “Saberes da atuação do Intérprete de Libras” e “Saberes da valorização das experiências visuais”. Portanto, como resultados, esperamos contribuir para o aumento de discussões sobre a temática e quem sabe desencadear novas indagações para que a partir desta, outras pesquisas venham surgir.
Presidente - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
Interno - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO