PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Pensamento Algébrico: um estudo exploratório com estudantes de Pedagogia
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Pedagogia. Pensamento Algébrico. Resolução de Problemas
RESUMO: Os profissionais formados no curso de Pedagogia, caracterizados como “professores polivalentes” são responsáveis por ensinar todos os componentes curriculares do ensino fundamental – anos iniciais, incluindo a Matemática. A partir da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), a unidade temática da Álgebra deverá ser ensinada do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, com objetivos e habilidades definidos, sendo um conhecimento a ser ensinado quando os cursos de formação não o discutem. Com base em Tardif (2002), Pimenta (1999), Curi (2004) e Serrazina (2002), discutimos os saberes necessários na formação e trabalho docente e a trajetória e conceituações do pensamento algébrico através das ideias de Lins e Gimenez (1998), orientações curriculares, Van de Walle (2009), Kaput (2008), Ponte, Branco e Matos (2009), dentre outros. Nessa circunstância, a presente pesquisa objetiva analisar as estratégias de resolução de problemas envolvendo o pensamento algébrico apresentados por alunos de um curso de Pedagogia, “futuros professores dos anos iniciais”. O estudo tem uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, pois busca interpretar o fenômeno da compreensão do pensamento algébrico por estudantes de Pedagogia, familiarizando-se com um assunto ainda pouco conhecido. Será aplicado um questionário a estudantes de um curso de Pedagogia que já tenham concluído a disciplina de ensino de matemática, composto de questões contemplando os aspectos referentes à formação, experiência profissional e à compreensão de conceitos algébricos. Analisaremos os dados a partir da análise de conteúdo caracterizada por Bardin (1979) como um conjunto de instrumentos metodológicos que se diversifica no campo de aplicação, pois consegue formular novos problemas e novos materiais.
Presidente - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO