PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE SERCUNDES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE SERCUNDES SANTOS
DATA: 13/09/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA REGULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: das políticas de educacionais às práticas pedagógicas em João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação Inclusiva, Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo compreender em que medida tem sido efetivada a inclusão das crianças com Transtorno do Espectro Autista na sala regulares em um Centro de Referência em Educação Infantil de João Pessoa/PB. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a qual será composta de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica e documental privilegia a análise sobre a legislação específica acerca da educação infantil, inclusiva e direitos humanos. A pesquisa de campo será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais que organizam a Educação Infantil e a Educação especial, no intuito de entender a articulação entre ambas; e observação participante na sala de educação infantil para acompanhar a mediação de atividades pedagógicas de professoras e cuidadoras junto às crianças com autismo no ensino regular. O campo empírico é um CREI de João Pessoa e, ao todo, 22 pessoas serão sujeitos da pesquisa, sendo seis crianças com TEA e suas respectivas professoras (2) e cuidadoras (6), um representante legal da família de cada uma das crianças, a diretora e uma supervisora escolar. O método dialético conduzirá o exercício do pensamento sobre a realidade estudada, à luz da Teoria Histórico-cultural de Vigotski. Os dados coletados serão analisados conforme a Análise de Conteúdo de Bardin. Todas as etapas obedecerão às normas de ética necessárias para uma pesquisa científica.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO