PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: IRANETE DE ARAÚJO MEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANETE DE ARAÚJO MEIRA
DATA: 01/11/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ÁREA DE MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Industrialização de Mineração. Campo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A pesquisa em destaque desenvolveu-se no espaco campo do municipio de Boa Vista/PB, e teve como inquietacao pensar uma Escola Publica Popular do Campo, mediante aspectos relativos ao impacto dessa proposta no contexto da educacao local. O estudo procurou analisar como a educacao do municipio de Boa Vista/PB se relaciona com a presenca da industria mineradora nas escolas da comunidade Espinheiro e Sitio Bravo onde estao localizadas as areas de exploracao dos minerios, a partir da afirmacao, de que a insercao da industria mineradora no municipio de Boa Vista /PB se configura como um mecanismo de producao/exploracao economica para se pensar a educacao local. O aporte referencial que orientou a pesquisa emergiu de uma serie de intencoes dialogicas, segundo principios e fundamentos de uma proposta de educacao popular do Campo, articulada com os ideais do paradigma emergente de Boaventura de Souza Santos, (2002, 2010 e 2011) e de autores que estao em consonancia com os processos de transformacao e emancipacao do homem, nos mais diversos espacos de socializacao de saberes e aprendizagens, a exemplo de Brandao, (2006); Freire, (2011, 2012); Heller, (2008), Arroyo, (2011); Caldart,(2004); Reis, (2011); entre outros. A metodologia utilizada trata-se de uma abordagem qualitativa, cujo processo de investigacao esta pautado na pesquisa participante, por meio da observacao do lugar e dos saberes e praticas que se movem nas escolas e comunidades estudadas, sobre a visao de Bogdan e Bikle (1994) e Brandao, (2006). Alem de vivencias e experiencias em salas de aula, visitas de campo nas comunidades onde ha exploracao dos minerios, registro no diario de campo, entrevistas orais semi-estruturada com gestores, coordenadores, supervisores pedagogicos e professores que atuam nas escolas e no sistema de educacao local. Sendo assim, a compreensao desse universo permitiu que os indicativos analiticos fossem construidos por abordagens categoricas, tais como: Escola, Industria, Educacao popular e Campo, organizadas em estruturas de unidades de “registro” e de “analise”, conforme as consideracoes de Bardin (1997) e de Franco, (2008). Todavia, conclui-se, que o contexto da educacao boavistense demonstra elementos de uma politica de educacao tradicional no espaco campo, em virtude dos meios de exploracao das reservas naturais que se encontram no local com a producao de minerios, bem como a ausencia de uma proposta de educacao no municipio que se articule com as necessidades do lugar, garantindo uma projecao para o futuro da populacao local.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES