PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA BARROS MONTEIRO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA BARROS MONTEIRO DE CARVALHO
DATA: 21/11/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PEDAGOGIA JURÍDICA: A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS NAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DO FÓRUM DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Jurídica, Pedagogo, Direitos Humanos, Justiça
RESUMO: Diante das novas configurações pedagógicas que se instalam em diferentes espaços sociais, a(o) Pedagogo(a) tem assumido a demanda de atuação no âmbito juridico, visando preservar o estado de desenvolvimento da criança e do adolescente no processo da proteção e promoção de direitos e deveres, especificamente após a promulgação da Lei de nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que constituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Desse modo, a presente pesquisa se estrutura em torno do objetivo de investigar as concepções e processos de atuação de cinco Pedagogas junto às equipes multidisciplinares do Fórum da Infância e Juventude da comarca de João Pessoa-PB, desdobrando reflexões sobre uma perspectiva emergente de conceitos e práticas reconhecida, atualmente, como Pedagogia Jurídica, um âmbito do trabalho pedagógico não escolar que instiga a ressignificação do que se compreende por Pedagogia e profissão de pedagogo(a). Utilizamos como base teórica os estudos de pesquisadores como Rizzini (2013), Pimenta (1996, 2002), Libâneo (1998, 2000, 2006), Severo (2015, 2016, 2017, 2018), Melo e Santos (2015), Saviani(2007) e Padilha (2005), Zucchetti e Moura (2006, 2014, 2019), entre outros. A pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa, inspirada por uma epistemologia construtivista com base no Interacionismo Simbólico, fundamentado em Blumer (1986). Como estratégia para coleta de dados, usaremos a entrevista semiestruturada, adotando para a interpretação dos mesmos o método de Análise de Conteúdo (AC) em Bardin (2011).
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA