PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NÍVEA MARIA DO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÍVEA MARIA DO NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 18/09/2019
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Avanços e desafios da Educação do Campo nas Escolas Zumbi dos Palmares e Tiradentes-Mari-PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação do Campo. Educação Popular. Escola do Campo
RESUMO: Esta pesquisa tem a propositura de apresentar uma reflexão sobre os avanços e desafios da educação do campo nas escolas Zumbi dos Palmares e Tiradentes, situadas nos Assentamentos de mesmo nome. A mesma fundamenta-se a partir de entrevistas sobre as experiências de educação do campo desenvolvidas nestas escolas no período de 2006 a 2012, visando ainda evidenciar as práticas educativas desenvolvidas na atualidade. Para tanto serão entrevistados 10 sujeitos que fazem parte do corpo docente e administrativo destas escolas, sendo 07 profissionais da escola Tiradentes e 03 da escola Zumbi dos Palmares. A discussão dos dados deverá ocorrer considerando as percepções, os relatos das práticas educativas vivenciadas, os projetos desenvolvidos, portfólios e dos registros das ações educativas que foram e/ou ainda são desenvolvidas por estes (as) entrevistados (as), que fizeram ou ainda fazem parte da proposta de educação adotada pelas instituições. Além dos depoimentos iremos analisar documentos das escolas, fotografias, relatórios, materiais construídos no período das formações e durante as aulas; serão analisados também outras produções, dissertações e teses já produzidas que tratam sobre o tema desta pesquisa, com a finalidade de conhecer outras reflexões acerca do o objeto de estudo em questão. Para contribuir com as reflexões teóricas sobre os conceitos e categorias de análise: Educação do Campo, movimentos sociais, Educação Popular, buscaremos os aportes teóricos de autores como: Paulo Freire, Conceição Paludo, Maria do Socorro Xavier Batista, Edineide Jezine, Manoel Correia de Andrade, João Pedro Stedile, Alder Calado, entre outros autores que tratam sobre o fenômeno da pesquisa, bem como documentos oficiais como, a LDB (1996), as Diretrizes Operacionais para Educação Básica e as Diretrizes Operacionais para Educação Básica das Escolas do Campo.
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA