PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANANDA NEVES ARNOUD GUIMARÃES

DISCENTE: ANANDA NEVES ARNOUD GUIMARÃES
DATA: 11/12/2019
LOCAL: Sala Multifuncional
TÍTULO: “ALÔ (ESCOLA DO) CUPIDO, MEU CORAÇÃO JÁ NÃO AGUENTA MAIS”: VIOLÊNCIAS (D)E GÊNERO NAS RELAÇÕES DE NAMORO DE JOVENS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: violência no namoro; gênero; juventude; escola.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A juventude é um período sobre o qual há uma grande expectativa social. É quando se costuma iniciar uma maior busca pela autonomia, a construção de vínculos mais fortalecidos de amizade e a vivência das primeiras relações afetivo-sexuais. A essas relações, especialmente ao namoro, atribui-se o lugar da não-violência, de espaço de afeto e carinho. Os estudos sobre violência de gênero têm enfatizado as relações entre casais adultos, por vezes invisibilizando a grave ocorrência da violência nas relações afetivo-sexuais juvenis. Contudo, esse fenômeno de grande incidência tem resultado em graves consequências a saúde dos/as jovens, com efeitos a curto, médio e longo prazo (depressão, ansiedade, pensamentos suicidas, uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas). Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar, a partir da perspectiva de gênero, os significados e sentidos atribuídos às experiências de violência nas relações de namoro de estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada em João Pessoa-Pb, e como esses/essas jovens compreendem o papel da escola na prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência. Os objetivos específicos foram: identificar os significados e os sentidos atribuídos às experiências de namoro pelos/as jovens escolares; analisar como as normas de gênero perpassam as relações e eventuais expressões de violência no namoro dos/das estudantes; analisar as possíveis diferenças e similitudes da violência sofrida e perpetrada por jovens do sexo feminino e masculino em seus relacionamentos de namoro; identificar se/como os/as estudantes compreendem a escola e seus atores sociais como espaço de apoio e prevenção à violência de gênero no namoro. Para tanto foram entrevistados/as 18 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio da referida escola, com faixa etária de 16 a 18 anos, que vivenciavam ou já haviam vivenciado um relacionamento de namoro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados empíricos foram analisados com base na Análise Cultural. Os achados da pesquisa indicam que a ocorrência de diversas violências (física, psicológica e sexual) no namoro dos/as jovens; todavia essa violência é invisibilizada e significada como natural das relações; as normas de gênero perpassam os significados e experiências acerca do namoro e violência, situando as meninas em um lugar de passividade e sentimentalismo, enquanto aos meninos caberia um papel mais ativo e menos emotivo nas relações. Para além das questões de gênero, a religião apresentou-se como um importante marcador nas construções de significados sobre essas relações. Os/as jovens identificaram a escola como espaço potente na prevenção e enfrentamento à violência no namoro, a partir da realização de atividades focalizadas e pontuais promovidas por agentes escolares e da formação por pares.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA