PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ENOQUE BERNARDO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENOQUE BERNARDO SANTOS
DATA: 26/11/2019
LOCAL: Sala do HISTEDBR/PPGE/CE
TÍTULO: A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E A PRÁTICA DOCENTE DE NINI PAES DE ARAÚJO EM ITABAIANA – PB (1948 – 1988)
PALAVRAS-CHAVES: Biografia. Mulher e Educação. Prática Docente.
RESUMO: Esta pesquisa é sobre o itinerário profissional e a prática docente de Nini Paes de Araújo na cidade Itabaiana do Estado da Paraíba dentro da temporalidade de 1948 a 1988. É uma pesquisa fundamentada na perspectiva da Nova História Cultural e inserida na modalidade biográfica da história de vida de mulheres professoras que atuaram no magistério público e particular do ensino primário e secundário. Situa-se no sentido de não ser um estudo biográfico tradicional do sujeito pesquisado, mas situando-o nos acontecimentos inerentes ao período que estudou na capital da Paraíba desde o ginasial ao colegial, e durante os anos que exercera à docência em Itabaiana a partir de 1948 a 1988 de quando aposentou-se do magistério público estadual. Tem o objetivo de investigar se a prática docente de Nini Paes de Araújo foi permeada pelo repertório pedagógico católico vivenciado no Colégio Nossa Senhora das Neves ou se o que prevaleceu foi o ideário escolanovista da Escola de Professores do Instituto de Educação Secundária da Paraíba. A metodologia utilizada é a História oral híbrida, onde além das entrevistas com ex-alunos e ex-alunas do sujeito pesquisado, faz uso de documentos pessoais, memórias escritas, fontes iconográficas.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO