PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
DATA: 25/11/2019
LOCAL: AUDITÓRIO PPGE
TÍTULO: NECESSIDADES FORMATIVAS NA EAD: APRENDIZAGEM VIRTUAL NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação a distância (EaD). Tecnologias de informação e comunicação (TIC). Formação inicial de professores. Necessidades formativas de professores de Ciências e Biologia.
PÁGINAS: null
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa de doutorado, que se baseia no processo dinâmico e acelerado de mudança social frente ao crescimento e utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e na necessidade de desenvolvimento de habilidades e competências em práticas e rotinas não só de aprendizado, mas, sobretudo, de ensino viabilizando o processo da formação inicial de professores para a utilização dessas tecnologias. A pesquisa tem como objetivo geral reconhecer as necessidades formativas de docentes de Ciências e Biologia formados na Educação a Distância (EaD) quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação como recurso na prática pedagógica, e especificamente, identificar as situações de aprendizagem vivenciadas pelas docentes no que tange as potencialidades, limitações e desafios durante a formação na EaD; conhecer as necessidades formativas no desenvolvimento das atividades pedagógicas das referidas docentes, a partir da formação na EaD; e verificar como as tecnologias de informação e comunicação são inseridas como recurso pedagógico na elaboração de aulas dessas docentes. É uma pesquisa de cunho qualitativo, pautada no método da Grounded Theory (STRAUSS; CORBIN, 2008), onde o pesquisador terá que imergir no campo da pesquisa, organizar e traduzir com base nas suas impressões (insight), para tornar a construção da teoria emergente. A pesquisa foi realizada com professoras egressas licenciadas de cursos na modalidade a distância da UFPB, especificamente duas graduadas em Ciências Biológicas e uma graduada em Ciências Naturais, exercendo a função de professoras da educação básica em escolas da rede pública do ensino no Município de Diamante – PB. Os resultados preliminares mostram que as entrevistadas reconhecem a importância de uma formação inicial que esteja centrada no uso de recursos tecnológicos como auxiliares no processo pedagógico e reconhecem que o uso das tecnologias é um desafio que precisa ser superado cotidianamente e demonstram curiosidade e facilidade em inserir as referidas tecnologias na atividade docente.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA