PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADRIÉGE MATIAS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIÉGE MATIAS RODRIGUES
DATA: 20/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A BNCC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CCHSA/UFPB A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Formação de professores. Base Nacional Comum Curricular.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: O objetivo da dissertação foi analisar os efeitos na formação inicial de professores do curso de pedagogia do CCHSA/UFPB a partir dos novos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica. Compreende-se que as mudanças curriculares na educação básica implicam diretamente alterações formativas nos cursos de formação inicial, por isso, o lócus de estudo é o Curso de Pedagogia do CCHSA/UFPB. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, ancorada no ‘Ciclo de políticas’ de Ball, constituído de cinco contextos: Contexto de Influência, Contexto da Produção de Texto, Contexto da Prática, Contexto dos Resultados e Contexto da Estratégia Política. Os sujeitos da pesquisa foram discentes e docentes do curso investigado. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento de pesquisa à entrevista semiestruturada. A técnica de análise dos achados da pesquisa foi à análise do conteúdo. As categorias advindas da pesquisa foram a Formação Inicial de Professores e a BNCC. A análise partiu da abordagem teórico-metodológica de Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL &; GOLD, 1992), analisa a política educacional em um jogo de métodos sujeitados à lógica pós-estrutural. Para discutir sobre os achados da pesquisa, foram adotados os aportes teóricos de Aguiar (2006, 2017, 2018), Pereira (2012, 2016), Akkari (2011), Ball (1987, 1992) e outros. Ressaltamos que essa reflexão parte das influências que esse documento recebeu para sua elaboração, tanto de pesquisadores, professores, como de políticos, banqueiros entre outros, sendo assim, se fizeram necessário discutir qual a concepção teórica de currículo fundamenta as proposições dessa política e como seus direcionamentos podem alterar o contexto da prática na formação inicial de professores. Dessa forma, esta pesquisa pretendeu contribuir com o contínuo debate sobre os comprometimentos da formação inicial de professores de pedagogia diante da homologação da BNCC, uma política curricular nacional para a educação básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR