PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LÍVIA MARIA MONTENEGRO LINS

DISCENTE: LÍVIA MARIA MONTENEGRO LINS
DATA: 28/02/2020
LOCAL: PPGE
TÍTULO: PESSOAS SURDAS EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL: ACESSO E INCLUSÃO?
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos(as); Estudos Culturais; Inclusão; Libras
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O cenário educacional que considera as chamadas políticas de inclusão para as pessoas surdas tende a levar em consideração apenas o que a escola compreende como barreira linguística, isto é, a comunicação entre as pessoas surdas e as pessoas ouvintes. Com isso, os caminhos que as escolas têm seguido para que esta inclusão aconteça, em sua grande maioria, tem sido trilhados nessa perspectiva. Esta pesquisa foi desenvolvida visando lançar um olhar investigativo para conhecer como o processo de inclusão está se dando nas escolas regulares, a fim de desnaturalizar os moldes tecnicistas dominantes propostos para a educação das pessoas surdas. A pesquisa teve como lócus uma escola municipal de ensino fundamental situada na cidade de João Pessoa – PB, considerada, no ano de 2009, como referência na inclusão de estudantes com deficiência. Nesse sentido, as questões-problema que orientaram esta pesquisa foram: de que modo ocorre a inclusão de pessoas surdas em uma escola pública considerada como referência de inclusão no município de João Pessoa? Que elementos teórico-metodológicos norteiam o currículo nessa escola? Constitui-se como objetivo geral analisar o processo de inclusão das pessoas surdas em uma escola pública regular considerada referência em inclusão no município de João Pessoa. Desenvolveram-se, ainda, os seguintes objetivos específicos: refletir sobre o modelo de inclusão implantado na referida escola; identificar os elementos teórico-metodológicos norteadores do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola; analisar a concepção de inclusão que embasa o currículo escolar e reflete nas atividades desenvolvidas pelos profissionais da escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja produção do material empírico se deu em duas etapas complementares, a saber: pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com educadores(as) atuantes na escola investigada. Ancorado sob as lentes dos Estudos Culturais da Educação (ECE), este estudo busca contribuir para o desenvolvimento de reflexões e problematizações que rompam com as lógicas positivistas presentes nanorma dominante no tocante à educação de pessoas surdas, com reflexões que passem a propor novos olhares reconhecendo a diferença e a alteridade como valiosas ferramentas nesse modo de pensar.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE