PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: PÁVULA MARIA SALES NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÁVULA MARIA SALES NASCIMENTO
DATA: 03/02/2020
LOCAL: auditório do PPGE
TÍTULO: A VOZ DO OUTRO: Classificação, governamento e infância anormal escolar nos discursos médico-pedagógicos (1900-1920)
PALAVRAS-CHAVES: 1. Infância. 2. Anormal. 3. Governamento. 4. Educação. 5. Ulysses Pernambucano.6. Baltazar Vieira de Mello. 7. Pavilhão Bourneville.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: No Brasil, as discussões sobre normalidade e anormalidade na infância atravessam os campos da medicina e da educação desde meados do século XIX, através da constituição do saber psiquiátrico e, ao mesmo tempo, por meio dos processos de formalização do campo educacional no país. Estes debates podem ser percebidos tanto nas tentativas de educação das crianças que estavam institucionalizadas em hospitais ou hospícios, quanto dos esforços em se criar estratégias de diferenciação entre aquelas consideradas normais e anormais nos estabelecimentos de ensino regular. É sobre esse campo híbrido,entre medicina e educação, que trata a presente pesquisa. Entendendo a Infância como fruto das ações de governamentalidade desenvolvidas desde o Período Moderno, onde esta possui um caráter de fabricação e sendo, ao mesmo tempo, objeto de análise, diferenciação e classificação para a constituição de uma sociedade disciplinar, de controle e segurança, a argumentação aqui desenvolvida é a de que nas duas primeiras décadas do século XX emerge um regime de verdade em torno da infância anormal e dos comportamentos anormais escolares que vieram a dar sustentação à fabricação de um “anormal escolar”no Brasil. Assim, o objetivo principal deste trabalho é a problematização do conceito da infância anormal e das técnicas de governamento relativas à educação traçadas para esta infância. Para alcançar este propósito, tomamos como fonte de análise duas matrizes discursivas que formaram a base do que se fabricou como o “anormal escolar” no Brasil, sendo elas: a dissertação de Ulysses Pernambucano (1918)e duas publicações de Baltazar Vieira de Mello (1917). O recorte temporal foi escolhido a partir dos parâmetros de publicação das obras escolhidas, bem como pelo entendimento de que estas foram, entre outras, pioneiras em discutir a questão. Por outro lado, a escolha dos autores se coloca a partir de uma linha comum que atravessa as obras em questão: a necessidade de diferenciar a “anormalidade escolar” de outros tipos de “anormalidade”. Por meio da análise histórica das condições de produção dos discursos que instituíram esta infância, pôde-se investigar não apenas o modo como emergiram estes discursos, ma stambém problematizar as formas pelas quais tornaram-se regimes de verdade sobre os limites entre o que é ser “normal” e “anormal”. Realizada sob a égide da arqueogenealogia foucaultiana, buscou-se explicar como as práticas discursivas de médicos e educadores se engendraram para fazer da “educação da infância anormal” um campo de saberes no século XX. Portanto, esta Tese põe em suspeição o conceito de infância anormal escolar e as tecnologias políticas e educacionais fabricadas para o governamento das crianças vistas como anormais, “indóceis”, “turbulentas”, “problema”, “difíceis”, “desajustadas”,“debéis”, “tardas”, “idiotas”, “imbecis”, “atrasadas”, “retardatárias”, refletindo sobre os caminhos que foram gestados para esta infância e quais conduções a posicionaram dentro da nossa sociedade.
Presidente - 640.188.494-00 - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA