PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: EDINAURA ALMEIDA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDINAURA ALMEIDA DE ARAUJO
DATA: 05/03/2020
LOCAL: Auditório do PPPGE
TÍTULO: Trajetória Histórica do Colégio Nossa Senhora de Lourdes - Cajazeiras - PB (1928-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Romanização. Instituição Escolar Confessional. Cultura Escolar.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: As relações de poder que se instituíram entre a Igreja Católica e os governos do Brasil desde os primeiros momentos da colonização foram marcadas por uma forte doutrinação e dominação por parte dos representantes religiosos que se aventuraram a desbravar o novo território e estabelecer um domínio a partir da instrução com princípios religiosos. Essa forte e quase permanente relação sofreu algumas mudanças especialmente quando foi instaurado o regime republicano, em 1889. Com a separação Estado/Igreja, pelo menos do ponto vista formal, a recém constituída República instaurou-se como Estado laico. Essa nova estrutura político-institucional levou a Igreja Católica a reagir e criar uma série de novas estratégias de ação, no sentido de manter e de recuperar o que havia sido abalado com a nova perspectiva constitucional republicana. Uma das estratégias utilizadas pela Igreja foi o da execução de um projeto educativo romanizado para o Brasil, o que elevou sobremaneira o número de colégios confessionais. Assim, considerando esse amplo movimento, definimos como objeto desta pesquisa o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, localizado em Cajazeiras-PB, voltado para oferecer educação para as meninas sob os auspícios da Congregação das Irmãs Dorotéias, fundamentada nos princípios religiosos e pedagógicos norteados pela perspectiva de Paula Frassinetti. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo é de contribuir com a construção da história da mencionada instituição sob a perspectiva do seguinte argumento de tese: O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fez parte de um projeto educacional tutelado pela Igreja Católica, que consolidava o seu poder como mediadora, organizadora e normalizadora da ação educativa, interferindo principalmente no processo de formação de novas professoras que garantiriam a difusão dos princípios morais cristãos. Assim, para além desse aspecto realçamos que esse processo, na Paraíba, foi mais intenso nas suas regiões interioranas, na qual entendemos assumiu características particulares e específicas. As Dorotéias administraram o mencionado Colégio por oito décadas, contudo resolvemos estabelecer o recorte temporal considerando o ano de 1928, quando de sua criação até o ano de 1961, quando o projeto educativo doroteano sofreu possivelmente algumas alterações em virtude da publicação naquele ano da primeira LDB. Esse último marco temporal, na verdade ultrapassa a especificidade da história do mencionado Colégio uma vez que se constitui uma importante referência para a História da Educação brasileira. Desenvolvemos a nossa discussão aportada na pesquisa bibliografia pertinente a história da educação além de um amplo espectro de fontes documentais, especialmente as “Cartas da Casa de Cajazeiras” hoje arquivadas na Casa Provincial do Nordeste, localizada na cidade Recife - PE sob a reponsabilidade das Irmãs Dorotéias. Também consultamos alguns exemplares do Jornal A Imprensa e da Revista Flor de Liz. Toda a base documental foi analisada e interpretada a partir das referências vinculadas a História das Instituições Escolares, especialmente tomando como orientação mais ampliada os estudos realizados por Justino Magalhães (2004) além de Paolo Nosella e Esther Buffa (2009), nos detendo mais especificamente na segunda parte deste estudo ao conceito de cultura escolar na perspectiva de Dominique Juliá (2001).
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO