PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VALDILENILZA VIRGULINO DE SOUZA TOMAZ

DISCENTE: VALDILENILZA VIRGULINO DE SOUZA TOMAZ
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO: percepções e práticas de docentes no Projeto Interdisciplinar do Programa Escola Nota 10
PALAVRAS-CHAVES: Interdisciplinaridade. Processo de ensino e aprendizagem. Projeto Interdisciplinar. Meritocracia Educacional. Método de projetos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente dissertação discute a interdicisplinaridade no processo de ensino. Trata-se de um conceito polissêmico na literatura educacional e sua compreensão persiste como um desafio aos docentes e a prática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com 05 docentes de uma escola pública municipal de João Pessoa. tivemos como objetivo, compreender a percepção docente acerca da interdisciplinaridade no Projeto Interdisciplinar do Programa Escola Nota 10. Adotamos o enfoque fenomenológico para compreendermos a interdicisplinaridade e suas inter-relações com a prática de ensino. Em relação ao método de análise, optamos pela redução fenomenológica com a intenção de descrever e apresentar o fenômeno em sua essência vivenciado pelos sujeitos. Em relação a técnica para análise dos relatos e das informações, utilizamos a entrevista oral semiestruturada. Nas considerações, demonstramos que a interdicisplinaridade perpassa o processo de ensino e aprendizagem com várias interpretações no discurso e na prática pedagógica, nesta relação, as docentes expressam dificuldades conceituais e metodológicas para definir a interdicisplinaridade, ora associam este conceito a multidisciplinaridade, ora ao enfoque globalizador. Mencionamos que a interdicisplinaridade nos Projetos Interdisciplinares não se caracteriza como uma proposta pedagógica, mas como uma rotina de trabalho habitual do currículo que se aproxima de uma política educacional de premiação do desempenho escolar e do trabalho docente. Em relação aos Projetos Interdisciplinares, estes devem ser chamados de projetos de ensino e não de aprendizagem, uma vez que são executados pelas professoras em uma ou mais disciplinas. Com isso, enfatizamos a necessidade de subsidio teórico-metodológico para auxiliar a compreensão das docentes sobre a prática interdisciplinar, o planejamento de ensino, o currículo, a formação docente continuada e flexibilidade dos recursos didáticos para desenvolver as atividades pedagógicas.
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA DE SALLES