PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA

DISCENTE: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Sala multifuncional do PPGE
TÍTULO: A CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JOÃO PESSOA: uma análise na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Educação Infantil. Psicologia Histórico-Cultural.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação discute a avaliação na Educação Infantil. Se trata de um conceito com várias abordagens na literatura educacional e sua compreensão persiste como um desafio aos docentes na prática escolar. Para investigar esta problemática, tivemos como objetivo compreender a concepção dos (das) docentes acerca do processo de avaliação na Educação Infantil nos Centros de Referencias de Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa-PB. Quanto ao método de análise, utilizamos a dialética materialista que nos permite sistematizar o movimento do fenômeno no contexto social e empírico através das categorias, ensino, aprendizagem e avaliação. A técnica para coleta das informações foi a entrevista oral semiestruturada e a observação participante simples, ambas desenvolvidas com 6 professoras da pré-escola. Na fundamentação teórica, sintetizamos dois blocos de análise, o primeiro, aponta que as construções históricas acerca da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, no Brasil, perpassam as abordagens pedagógicas da Educação tradicional, da Educação Nova e da Educação Tecnicista, assim como, as políticas educacionais e as metodologias de ensino. Nestas abordagens, os métodos avaliativos são classificatórios e excludentes, ou utilizados para manter os sujeitos dóceis e disciplinados frente as práticas sociais dominantes. No segundo bloco, analisamos os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, concebida enquanto alternativa para a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. No tocante as concepções das docentes sobre avaliação na Educação Infantil, constatamos que são diversas, sendo apresentadas de forma confusa, fragmentada e com uma base teórica sem consistência para embasar a sua prática pedagógica. Percebemos que essa falta de clareza pode estar atrelado a alguns elementos constituídos ao longo da história da Educação Infantil no Brasil, como as primeiras referências para a constituição da avaliação na pré-escola, que caracterizou-se informalmente e direcionada para o disciplinamento das crianças, com características de uma avaliação classificatória; Outro fator que pode ter contribuído com essa realidade caótica diz respeito ao fato que no cenário brasileiro, a defesa e estudos teóricos direcionados à avaliação na Educação Infantil só se concebeu recentemente, a partir da década de 1990, na lei educacional só foi apresentado a partir de 1996, com a instituição da LDB; Outro determinante está alicerçada em uma formação que ainda é fragilizada para esse nível de ensino, tanto nos cursos de formação inicial como na formação continuada para a docência, sendo que, ainda deixam a desejar para um profissional qualificado para lecionar na primeira infância. Por fim, para tentar superar essas lacunas existentes nas concepções e práticas das professoras sobre avaliação, apresentamos uma alternativa para uma avaliação dinâmica, com vistas a ser usada como uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. Ressaltamos que essa alternativa ainda está no campo das possibilidades.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO