PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ADRIANA OLIVEIRA URBAN

DISCENTE: ADRIANA OLIVEIRA URBAN
DATA: 28/02/2020
LOCAL: PPGE/UFPB
TÍTULO: Nellie Ernestine Horne: vida professoral de uma educadora canadense radicada na Paraíba(1934-1983)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. (Auto) Biografia. Nellie Ernestine Horne.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esta dissertação, intitulada Nellie Ernestine Horne: vida professoral de uma educadora canadense na Paraíba (1934-1968), tem como objetivo registrar a trajetória professoral realizada por Horne a partir do seu deslocamento em 1934 de Toronto, sua cidade natal e residência até a chegada a Patos, interior paraibano, em 1935, e suas ações educativas na fundação, direção e exercício do magistério na escola da qual é cofundadora, até 1968, último ano em que atuou como diretora do Instituto Bíblico Betel. O texto aqui apresentado demonstra que a atividade professoral era entendida por Nellie Ernestine Horne como sua missão de vida, pois ela acreditava ser vocacionada para exercer o magistério e através desse exercício colocou em prática suas convicções religiosas de cunho protestante bem como perpetuou essa percepção ensinando-a a suas alunas e outras internas do educandário que fundou juntamente com uma colega de profissão em Patos, Paraíba, no ano de 1935. O recorte histórico corresponde à chegada de Ernestine Horne ao Brasil, em 1934, e se encerra em1968, último ano em que atuou como diretora do Instituto Bíblico Betel. Os pilares que sustentaram suas convicções foram a religião e a educação. Ambas estão constantemente perceptíveis ao longo de sua vida e aqui se demonstra como se concretizaram em suas escolhas e atuação professoral, bem como no seu legado como docente na formação de educadoras missionárias, mas também disseminando a fé protestante fundando e ajudando a fundar igrejas evangélicas. Este estudo encontra-se inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, com a metologia de pesquisa (auto)biográfica utilizando cartas, diários pessoais, cadernos de anotação, impressos e álbum de lembranças. Estas fontes dizem respeito tanto a momentos marcantes como ao cotidiano da professora canadense, desvelando informações que se somam e complementam na narrativa de sua trajetória docente. Essa trajetória se deu essencialmente entre mulheres, proporcionando a muitas ascensão financeira através da formação professoral além da abertura de espaços sociais, porém sem aproximações feministas. Conclui-se que a vida professoral desta educadora canadense foi a concretização de suas convicções, por ela mesma declaradas, de exercer o magistério como uma vocação na sua vida e na de suas ex-alunas que assim também o perceberam e vivenciaram.
Presidente - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO