PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ELOIDE TELES SILVA GRISI

DISCENTE: ELOIDE TELES SILVA GRISI
DATA: 12/03/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS NO PROCESSO FORMATIVO DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O presente, o vivido.
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Trabalhador/a da EJA. Políticas Educacionais da EJA.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A análise desta pesquisa referente ao processo formativo dos trabalhadores estudantes da EJA, com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, concomitante às legislações educacionais a esta modalidade, se apresentou em prospecção. Portanto, a hipótese levantada evidencia um potencial de negligências governamentais nos aspectos de práticas sociais na formação destes trabalhadores estudantes da EJA. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resuldados da pesquisa apresentaram uma riqueza de informações, pois ao dar voz aos estudantes da EJA, os quais trazem uma bagagem de experiências nos contextos fora das salas de aula, em seus trabalhos, e com suas famílias, tivemos uma riqueza de contribuições apresentadas com informações sinceras de suas trajetórias sendo criadas no contexto da educação pela EJA, no presente ao vivido. A pesquisa evidenciou resultados importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos a Educação para todos, conforme direito garantido por lei. Esta pesquisa desperta ainda mais provocações com vistas ao aperfeiçoamento contínuo quando a temática é a formação de trabalhadores estudantes da EJA. As políticas educacionais versus governanças tem sido pauta de demandas intermitentes entre encontros e desencontros, dilemas e possibilidades, pois em nossa sociedade capitalista, os interesse de alguns são diferentes dos interesses de todos.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES