PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARCONDES DOS SANTOS LIMA

DISCENTE: MARCONDES DOS SANTOS LIMA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Programa de pós- graduação em educação
TÍTULO: A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE ALAGOAS: ENSINO PROFISSIONAL PRIMÁRIO PÚBLICO. 1909-1930
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas; Sistema Nacional de Ensino Profissional Primário Público; Meninos Pobres.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A dissertação de mestrado em apreço, situada no campo da História da Educação, tem como proposta construir e interpretar historicamente uma narrativa da história da Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas, mais especificamente, o seu processo de organização na Primeira República. O marco temporal, delimitado entre 1909 a 1930, refere-se ao ano de sua criação, por Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, até ao ano em que passou para a jurisdição do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930. A instituição, conforme a legislação, foi criada a fim de profissionalizar meninos pobres que eram filhos de trabalhadores. O discurso que respaldou a sua fundação consistia na ideia de que a educação associada ao trabalho poderia ser um antídoto contra a ociosidade e crime que seduziam os menores na época. Diante do dado de que a Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas foi criada concomitante a outras escolas em 19 estados da federação, o meu problema de pesquisa parte do pressuposto de que a instituição alagoana integrou um sistema nacional de ensino profissional primário público. Para responder ao problema me procedi na análise da documentação, quais sejam: matérias de jornais; iconografia; relatórios oficiais de diretores e ministros; legislação; dados estatísticos; orçamentos; programas de ensino e outros. O objeto situa-se no subcampo da História das Instituições Escolares (H.I.E) e da História das Políticas Educacionais (H.P.E). O primeiro subcampo justifica-se por ser o meu objeto de estudo uma instituição de ensino profissional localizada num tempo e espaço históricos específicos, isto é, a Primeira República e, portanto, ter como proposta investigar a sua criação, instalação e organização. Em seguida, o segundo justifica-se por entender que ela foi a expressão de uma política educacional destinada à profissionalização elementar de meninos pobres a fim de torná-los trabalhadores úteis à nação. Para compreender o processo de estruturação da escola me servi dos estudos de Luiz Antônio Cunha (2000), que discute a constituição das Escolas de Aprendizes Artífices no país; e também para não estudar a escola de forma isolada, me apropriei dos escritos de Élcio Gusmão de Verçosa (1997), para pensar o cenário político e econômico de Alagoas na Primeira República.
Presidente - 1551123 - MAURICEIA ANANIAS
Externo ao Programa - 1432733 - TIAGO BERNARDON DE OLIVEIRA