PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAYSSA ANIZIO COSTA VIEIRA

DISCENTE: RAYSSA ANIZIO COSTA VIEIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS E JURÍDICAS DE ALCIDES BEZERRA: itinerário e rede de sociabilidade (1907-1938)
PALAVRAS-CHAVES: Intelectuais. Educação. Direito. Civilidade. Progresso.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de discutir as contribuições educacionais e jurídicas de João Alcides Bezerra Cavalcanti, no recorte temporal de 1907 a 1938. Assim, buscou-se o itinerário do referido personagem, desde o início do curso jurídico na Faculdade de Direito de Recife, demonstrando as influências teóricas e o seu momento de maturação intelectual. Em seguida, analisou-se o período no qual Alcides Bezerra exerceu cargos burocráticos no ensino paraibano, como inspetor-geral do Ensino e na condição de diretor-geral da Instrução Pública. Nesse momento, foram observados os documentos nos quais ele participou na situação de colaborador e de autor, respectivamente, a Reforma do Ensino (1917) e o Relatório da Instrução Pública (1921). Na época, esses foram considerados documentos pilares de sustentação para o projeto de ensino modernizante da Primeira República, baseados nos ideais de progresso e de civilidade. Assim, a Reforma do Ensino (1917) delineou as diretrizes normativas e o Relatório da Instrução Pública (1921) tratou de analisar os resultados decorrentes das medidas implementadas, o problema do analfabetismo, a fiscalização do ensino e a organização das instituições escolares, bem como indicar possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas. Com a mudança para o Rio de Janeiro, Alcides Bezerra se dedicou aos escritos no Boletim de Ariel e nas edições do Arquivo Nacional, às conferências e ao ensino universitário. Participou de uma variada rede de sociabilidade e de associações, além da estruturação da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Nesses cenários, procurou-se demonstrar, ainda, que, sob o ponto de vista jurídico, o intelectual trouxe discussões educacionais em seus escritos. Assim, as contribuições educacionais, com esta dissertação, também tiveram o aporte jurídico, entrelaçando fontes e ideias entre os campos da educação e do direito, permeando o período da Era Vargas. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa à luz de autores que se debruçaram na temática dos intelectuais, a exemplo de Sirinelli (2003) e Bobbio (1997), dialogando com a Nova História Cultural e com as categorias de circulação de ideias, itinerário e rede de sociabilidade. As principais fontes utilizadas consistiram na catalogação dos livros, legislação, relatório, parecer, impressos e demais documentos que serviram como instrumento para a divulgação dos seus ideais. No decorrer da pesquisa, percebeu-se que, em virtude das diversas funções e dos espaços ocupados pelo intelectual, foi possível identificar o ideal conservador-liberal e os conceitos de civilidade e de patriotismo direcionadores da atuação do referido personagem e que se encontravam em evidência no período republicano. Sendo assim, este estudo foi estruturado com o propósito de demonstrar a herança intelectual de Alcides Bezerra. Desse modo, faz-se necessário olhar no retrovisor da história e entender os traços percorridos por uma série de notáveis que abrilhantaram a esfera pública, com a finalidade de perceber que o hoje vivenciado se constitui como desdobramento de práticas anteriormente implementadas.
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO