PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALINE DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE: ALINE DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo da concepção docente em escolas da rede pública de João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: Mediação. Conhecimento espontâneo. Conhecimento científico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO: A presente pesquisa objetiva compreender a concepção de mediação do professor no processo de ensino das Escolas Municipais de Ensino Fundamental no Município de João Pessoa-PB, no período de 2018 a 2020. O estudo trata do processo de mediação na construção do conhecimento, cujos fundamentos teóricos estão embasados na psicologia histórico-cultural. O processo de mediação é aqui compreendido como uma relação do homem com o mundo e com seus pares, não sendo possível mensurar em que momento e como começa e termina, se termina, a intervenção do homem no mundo e a influência do mundo no homem. Essas discussões acerca da mediação suscitaram meu interesse de pesquisa pela área da docência nas séries iniciais e a concepção do professor acerca da mediação do conhecimento científico. A pesquisa tem uma perspectiva qualitativa e a orientação teórico-metodológica está norteada pelo materialismo histórico-dialético, que busca apreender a essência do objeto investigado e nos possibilita uma compreensão sobre sua totalidade, desvendando suas contradições, sua origem histórica e as condições materiais que o constitui. A pesquisa empírica foi realizada em oito escolas do município de João Pessoa-PB e os sujeitos foram oito professoras que atuam nessas unidades. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. Sabemos que os sujeitos investigados não trabalham fundamentados na teoria da psicologia histórico-cultural e não foi objetivo dessa pesquisa buscar professores que trabalhassem com essa perspectiva. O objetivo é, através desse olhar, compreendermos o movimento e as contradições existentes na concepção das professoras acerca do seu papel enquanto mediador no processo de aprendizagem do aluno. No que se refere às considerações finais, constatamos diferentes concepções acerca do processo de mediação e a emergência em compreender a importância da relação teoria-prática.
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL