PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NÍVEA MARIA DO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÍVEA MARIA DO NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 06/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ESCOLAS DOS ASSENTAMENTOS ZUMBI DOS PALMARES E TIRADENTES – MARI-PB: AVANÇOS E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação do Campo. Educação Popular. Escola do Campo.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: Este trabalho de dissertação traz os resultados de uma investigação sobre os avanços e desafios de práticas pedagógicas de Educação do Campo desenvolvidas nas Escolas Zumbi dos Palmares e Tiradentes, situadas em assentamentos de mesmo nome, no município de Mari-Pb. O estudo se orientou pela seguinte questão norteadora: quais os fatores que contribuíram e/ou contribuem para desenvolvimento e efetivação de práticas pedagógicas de Educação do Campo nas escolas pesquisadas? Para responder a questão definimos como objetivo geral refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas dos assentamentos Zumbi dos Palmares e Tiradentes, considerando os resultados alcançados nestas escolas, durante e após o período de execução dos projetos de extensão de formação continuada de educadores sobre Educação do Campo, desenvolvidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de 2006 a 2012. Para refletir sobre a temática se apresenta uma discussão teórica e reflexiva sobre os avanços e desafios no desenvolvimento de práticas pedagógicas congruentes com a Educação do Campo nestas instituições, considerando os resultados alcançados a partir do ano de 2006. Os objetivos específicos foram assim definidos: conhecer os fatores que contribuíram para a inserção e desenvolvimento da proposta da educação do campo nas escolas estudadas; caracterizar as práticas pedagógicas adotadas afinadas com a Educação do campo; identificar os avanços e dificuldades que permeiam o processo de consolidação e efetivação da Proposta da Educação do Campo no cotidiano escolar, uma vez que esta se encontra inserida no Projeto Político Pedagógico das respectivas escolas. A investigação se deu por meio da pesquisa qualitativa, utilizando como técnicas de investigação a entrevista semiestruturada com 07 sujeitos que fazem parte do corpo docente e administrativo das respectivas instituições, sendo 05 profissionais da escola Tiradentes e 02 da escola Zumbi dos Palmares. Além disso, constou da análise de relatórios das experiências de inserção das práticas pedagógicas da proposta da Educação do Campo nestas escolas, entre os anos de 2006 e 2012 período em que ocorreram projetos de formação continuada em Educação do Campo com os/as educadores/as das escolas, da análise de documentos como: Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas, Regimento Interno, relatórios e materiais construídos durante as formações e durante as aulas relacionados ao objeto de estudo; documentos da legislação educacional, com a finalidade de utilizar diferentes recursos para um maior conhecimento e compreensão do fenômeno estudado. As reflexões teóricas envolvem os conceitos e categorias de análise: Educação Popular, Educação do Campo, Escola do Campo e Práticas Pedagógicas entendidas como práxis. A análise dos dados constataram que apesar da inserção da proposta de Educação do Campo a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas durante a execução de projetos de extensão voltados para a formação continuada com as/os educadoras/es e a equipe pedagógica das escolas pesquisadas, atualmente as práticas pedagógicas de Educação do Campo, embora tenham sido inseridas no Projeto Político Pedagógico das escolas, não se materializam de forma contínua no processo educativo dessas instituições, restando apenas algumas experiências esporádicas dessa proposta, que ainda alimenta de modo exíguo as práticas na atualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 3203162 - FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA
Externo à Instituição - DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA