PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: VANESSA ARAÚJO TOSCANO DE BRITO

DISCENTE: VANESSA ARAÚJO TOSCANO DE BRITO
DATA: 05/03/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A implementação da educação em tempo integral nas escolas socioeducativas paraibanas: desafios e perspectivas
PALAVRAS-CHAVES: Socioeducação. Educação Integral. Adolescência. Políticas Educacionais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: A Paraíba iniciou, há cerca de cinco anos, um processo de implantação de escolas em tempo integral na sua rede estadual de ensino. No ano de 2017 foi realizada uma reformulação do sistema socioeducativo paraibano e essa mesma proposta educacional foi implantada nas escolas do sistema. Tendo-se em vista as mudanças ocorridas, trabalhamos com a análise do processo de implementação da proposta de educação integral em contexto de privação da liberdade, bem como as adaptações necessárias, levando em consideração as especificidades do ambiente. A rotatividade em espaços de privação de liberdade é alta, havendo, assim, jovens que ficarão entre três meses e até três anos nesses espaços. Logo, urge entender sobre como a nova estrutura pedagógica e de gestão educacional está funcionando nas instituições escolares socioeducativas e compreender se de fato está proporcionando uma abertura dos adolescentes à projeção de um futuro diferente. No que diz respeito à relevância teórica do tema, há escassez de estudos na área, visto que a Paraíba é o primeiro Estado do país a adotar em todo seu sistema socioeducativo uma política educacional que crie parâmetros para educação em tempo integral. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo geral analisar como está sendo implementada a política educacional em tempo integral nas escolas socioeducativas paraibanas e como objetivos específicos: investigar o que diz a literatura sobre adolescência e delinquência juvenil, frente aos dispositivos legais nacionais e internacionais acerca da infância e adolescência; compreender a estrutura e funcionamento das Unidades Socioeducativas paraibanas, caracterizando a estrutura da escola em tempo integral no Estado da Paraíba; e apontar considerações sobre o processo de implantação a partir da fala dos gestores. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, sob a forma de um estudo de caso, cujo instrumento utilizado para coletar os dados foi uma entrevista semiestruturada contendo seis perguntas, realizada com nove membros que fizeram ou fazem parte da equipe responsável pela implementação da política de educação integral a nível de Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (FUNDAC) e de Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia (SEECT) na Paraíba. Os dados obtidos durante a coleta foram analisados à luz do referencial de Bardin acerca da Análise de Conteúdo. Como resultados, percebemos que a escola trouxe diversos benefícios para a educação, em sua integralidade, na vida dos adolescentes privados de liberdade, contudo ainda há desafios a serem vencidos para que a escola funcione de forma a promover uma práxis diferente na vida destes.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE