PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DEBORAH KALLYNE SANTOS DA SILVA

DISCENTE: DEBORAH KALLYNE SANTOS DA SILVA
DATA: 04/03/2020
LOCAL: PPGE AUDITÓRIO
TÍTULO: EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO: implicações da política educacional na percepção dos docentes do município Lagoa de Dentro-PB
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional. Educação Infantil. Avaliação. Organização do trabalho pedagógico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar a concepção de avaliação para a Educação Infantil no município Lagoa de Dentro-PB e as implicações da política educacional na percepção dos professores. Na prática escolar dos docentes da Educação Infantil emergem diversas indagações quanto à avaliação, evidenciando a necessidade de diálogo com as políticas educacionais e uma melhor compreensão quanto à organização do trabalho pedagógico. Desta forma, o problema desta pesquisa foi o seguinte: Como os professores concebem a avaliação para a Educação Infantil no município Lagoa de Dentro-PB? Quais as implicações da política de avaliação educacional na percepção de seus professores? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e exploratória. Recorreremos à perspectiva dialética para subsidiar o conhecimento e a análise das realidades social e educacional concretas, bem como para compreender as contradições que fazem parte destas realidades. Os sujeitos da pesquisa foram 12 professores, das turmas Pré I e II atuantes no município. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário. Os dados foram analisados partindo de uma organização, transcrição e tabulação em diálogo com as categorias que serão analisadas através da hermenêutica crítica. Para subsidiar teoricamente esta discussão, elegemos como principais aportes teóricos as obras de Afonso (2000), Freitas (2016, 2014), Hoffman (2017, 2012, 2000), Saviani (2018, 2014, 2013, 2012), Marsiglia (2015, 2013, 2012, 2011), Arce (2016, 2013), Hermida (2009, 2002) and Pasqualini (2010, 2006). O texto se encerra com a apresentação das considerações finais, dentre as quais destacamos a seguinte: apesar das políticas públicas educacionais para a Educação Infantil apresentarem proposições para a organização do trabalho pedagógico na escola, a realidade apresenta uma prática educacional híbrida(improvisação, pragmatismo), indicando a necessidade de se estreitar a relação entre avaliação na e da Educação Infantil para que a política apresente respaldos a partir da realidade concreta.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES