PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAISSA REGINA SILVA COUTINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA REGINA SILVA COUTINHO
DATA: 26/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE_CE_UFPB
TÍTULO: O DISCURSO SOBRE O USO DO DESENHO DE HUMOR NA EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Desenho de humor. Educação Popular. Discurso. Análise Arqueológica do Discurso.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Inserido no conjunto vasto de linguagens em um cenário intitulo de “civilização da imagem”, o desenho de humor circula através de vários meios de comunicação em nosso cotidiano, sendo o jornal um dos suportes em que comumente tipos de desenho como a charge aparecem e tornam a leitura mais atrativa. Nas práticas discursivas de 1960-1980, a imprensa alternativa se destaca por expressar o humor como arte politizada e em convergência com a cultura popular. Logo, o desenho de humor aparece como estratégia alternativa das forças progressistas face às imposições militares e conservadoras. Desdobrando-se como proposta de uma nova linguagem de comunicação social no terreno da Educação Popular (EP) de vertente libertadora, ressaltada em documentos como “Vivendo e Aprendendo” (1985), material que descreve as experiências do IDAC mediante os trabalhos de EP durante o exílio de Paulo Freire, Claudius Ceccon, Rosiska e Miguel Darcy de Oliveira. Identifica-se uma rede discursiva em que o desenho de humor aparece como acontecimento, cuja presença enunciativa é o nosso objeto de pesquisa, que será descrita analiticamente para evidenciar as particularidades de tal existência; assim como, na necessidade de sistematização de tais achados para corroborar para o esclarecimento sobre o uso desse tipo de linguagem visual, conforme os princípios da perspectiva pedagógica libertadora. Assim, o objetivo é analisar o discurso sobre o uso do desenho de humor na educação popular entre as décadas de 1960 à 1980. Isto posto, como a singularidade desse discurso aparece? Em meio ao presente estudo, embasado na análise arqueológica do discurso (FOUCAULT, 2012), o que se pode afirmar é que há uma série de escritos nesse campo, que aparecem em pelo menos seis feixes de relações: a imagética, a humorística, a jornalística, a ideopolítica, a epistemológica e a pedagógica. O nexo com a educação popular, constitui o uso do desenho de humor em sua função comunicativa e como representação de situação existencial típica, cujos domínios acionados viabilizam norteamento em sua leitura e análise, dada a realidade cotidiana dos sujeitos e a abrangência sócio-cultural que o tema possibilita em meio as estratégias de problematização e crítica. Tais desencadeamentos discursivos proporcionaram entendimentos sobre a especificidade desse tipo de linguagem, relações de diferenciação com outras linguagens e usos, o que demanda estratégias, regras, procedimentos, jogos de relações possíveis de posições de sujeito e articulação com uma série de domínios de conhecimento como da Linguística, Semiótica, Psicanálise, História, Antropologia, Pedagogia. Diante dessa árvore derivativa, a presente pesquisa, constatou a tese de que o desenho de humor é um tipo de linguagem existente no campo da educação popular, que corrobora para facilitar o nexo entre a educação, a cultura e a política no processo de formação e conscientização dos sujeitos educandos de modo sintético e crítico; e o seu uso pedagógico abrange procedimentos como a síntese cultural, leitura de mundo, a reflexão crítica, a problematização e o diálogo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - ANIBAL DE MENEZES MACIEL
Externo à Instituição - DORGIVAL GONCALVES FERNANDES
Externo à Instituição - KARYNE DIAS COUTINHO