PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: STEFANY THYENE ALBUQUERQUE DOS SANTOS

DISCENTE: STEFANY THYENE ALBUQUERQUE DOS SANTOS
DATA: 05/03/2020
LOCAL: auditorio do PPGE
TÍTULO: O Direito a Educação e o Programa Novo Mais Educação, no Município de Bayeux
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Programa Novo Mais Educação. aprendizagem . Políticas publicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho abordou o Programa Mais Educação (PME) como uma Política de inclusão social e suas contribuições para educação no município de Bayeux. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento do Programa Novo mais Educação, e a suas contribuições para educação, como objetivos específicos, identificar os objetivos do Programa ,analisar a proposta apresentada no programa e as práticas desenvolvidas na escola x ,evidenciar a importância do programa para educação. As crianças que fizeram parte do programa, eram em sua maioria crianças que estavam e continuam em condições de vulnerabilidade social e pobreza extrema. Pudemos constatar, com a pesquisa, a importância do programa para o para a educação principalmente as mudanças que aconteceram com a chegada do programa na escola. Foram citados pelos entrevistados que houve melhoria na aprendizagem , melhoria na motivação, mais vontade de aprender e melhoria no desenvolvimento cognitivo. Também foi constatados na pesquisa que no município de Bayeux em 2017, periodo analizado, tem o total de 27 eram escolas atendidas pelo programa PME. É necessário informar que os recursos dos programas foram aprovados no orçamento do ano anterior, ou seja, em 2016 no governo da Presidenta Dilma Rousseff aprovou o ,orçamento de 2017. Em 2017, depois do afastamento da ex presidenta, Michel Temer assume a presidência aprovou orçamento de 2018, quando reduziu o programa para apenas 12 escolas com o numero de 1.642 alunos valor recebido da primeira parcela (execução em cinco meses) do recurso do PNME 2018: R$ 322.710,00. Verificou-se na pesquisa que para o ano de 2019, reduziu ainda mais, ficando uma a previsão de 7 a 8 escolas no maximo. Assim, se pode constatar que, com as mudanças de governo do PT (Partido dos Trabalhadores) , para o PMDB (Partido Democrático Brasileiro) e deste último para o PSL Partido Social Liberal , os recursos destinados ao financiamento do programa (PNME) estão gradativamente diminuindo. E onde elas estão ? estão voltando para rua? Estão no trabalho infantil?. Em nossa experiência , durante um período significativo, foi possível perceber a melhoria da aprendizagem da linguagem, da qualidade de vida das crianças e constata-se , o prejuizo causado pela descontinuidade do programa. Palavras chave: Programa Novo Mais Educação. aprendizagem . Políticas publicas.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE