PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA DO ROSÁRIO GOMES GERMANO MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO ROSÁRIO GOMES GERMANO MACIEL
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Auditório do PPGE_CE_UFPB
TÍTULO: O DISCURSO SOBRE O USO DIDÁTICO DA IMAGEM VIRTUAL NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Imagem Virtual. Uso Didático. Discurso. Análise Arqueológica do Discurso. Educação Escolar.
ÁREA: Educação
RESUMO: O estudo sobre o discurso do uso didático da imagem virtual na escola insere-se nas recorrentes discussões sobre a presença da imagem visual na sociedade contemporânea e da utilização de ferramentas tecnológicas digitais na instituição escolar. Por esse veio, ampliam-se entendimentos sobre o potencial imagético visual, de maneira geral e de modo particular do artefato cultural imagético virtual como recursos que a acessam, articulam e produzem práticas pedagógicas que mediam os conhecimentos na escola. A partir do exposto, assumimos a tese de que na ordem do discurso da cultura visual da sociedade contemporânea a imagem virtual se constitui em um dispositivo didático-pedagógico mediador da socialização do saber na escola. Definimos como objetivo geral da investigação: analisar e descrever o discurso sobre o uso didático da imagem virtual na escola. Para tal, nos acostamos aos fundamentos teóricos-metodológicos da Análise Arqueológica do Discurso de Michael Foucault (2015). Considerando a tese, e o objetivo proposto, realizamos levantamento de trabalhos científicos publicados no período de 2001 a 2017, cadastrados no banco de tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que tratam de conhecimentos relacionados ao uso didático da imagem virtual na escola. Identificamos um número relativamente significativo de produções correlacionadas ao assunto investigado. Posteriormente, mapeamos a rede de significantes e significados do discurso do uso didático da imagem virtual na escola. Escavarmos nos documentos-fonte os significantes e significados a fim de explicitar o modo como as coisas escritas sobre o uso de imagem virtual na escola são significadas. Nessa escavação, encontramos três ordens discursivas: a Política Infoeducativa, a Didática- Pedagógica e a Tecnológica Imagética Virtual. Na primeira identificamos a regra o computador na escola acionando políticas, programas que dão status à criação de uma Política Nacional de Informática Educativa, acontecimento que mobiliza a informatização da escola pública, o processo de formação dos professores e o discurso da inclusão tecnológica, econômica e social do Brasil. Na segunda, localizamos a imagem virtual com a função enunciativa de mediar à compreensão de conteúdos escolares e fomentar a produção do pensamento, da criatividade, da liberdade para o aluno criar ideias e analisá-las. Ela também revela-se acionando a observação, a interação, a participação, a e a autonomia na construção e re-construção do saber escolar. Na última ordem, identificamos o domínio Infomatematico e a regra a cultura da virtualidade e os correlatos internet, linguagem digital e hipertexto.
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA